Publicado em 04/08/2025 às 09:34, Atualizado em 04/08/2025 às 12:48

Sem AIJE de Nova Andradina, TRE-MS inicia agosto com outras ações em pauta

José Portela , Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Assessoria TRE

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) divulgou as pautas de julgamento das sessões dos dias 4, 5 e 6 de agosto, sem incluir a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que pode resultar na cassação dos mandatos do prefeito de Nova Andradina, Leandro Fedossi, e do vice, Arion Aislan.

O processo aguarda inclusão em pauta desde o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, que apontou abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação durante a campanha de 2024. A manifestação do Ministério Público sustentou que a chapa foi beneficiada por uma rede de desinformação voltada a atacar a então candidata Dione Hashioka, com uso de vídeos manipulados e impulsionamento de conteúdo falso.

A defesa de Leandro Fedossi e Arion Aislan nega qualquer irregularidade. Em manifestações anteriores no processo, os advogados argumentaram que não há prova de que os candidatos tenham autorizado ou financiado as publicações questionadas. Sustentam ainda que o conteúdo divulgado por terceiros nas redes sociais não pode ser atribuído à campanha e que a liberdade de expressão deve ser preservada.

Os advogados também alegam que as postagens criticadas não tiveram alcance suficiente para comprometer a lisura do pleito e que não há comprovação de gravidade suficiente para configurar abuso de poder.

Apesar da expectativa gerada pela conclusão da fase de instrução, o caso não figura entre os dez processos listados na pauta da próxima segunda-feira (4), tampouco nas sessões subsequentes de terça (5) e quarta-feira (6). A definição da data depende do TRE-MS.

Entre os processos agendados, constam julgamentos sobre prestação de contas, recursos em ações de propaganda irregular e embargos de declaração, mas nenhum relacionado diretamente à AIJE movida contra a chapa eleita em Nova Andradina.

As sessões do tribunal são realizadas em regime híbrido e podem ser acompanhadas pelo público por meio do site do TRE-MS.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.