Buscar

Semagro entrega licença de operação para aterro sanitário em Santa Rita do Pardo que também atenderá Anaurilândia

Cb image default
Foto: Divulgação

A Semagro (Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) entregou nesta quinta-feira (30), a Licença de Instalação de um aterro sanitário de resíduos sólidos urbanos e domiciliares, que será construído em Santa Rita do Pardo.

A licença emitida pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) foi entregue pelo secretário Jaime Verruck ao prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, que representou os prefeitos integrantes do Codevale (Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema).

“Reunimos investimentos de quatro prefeituras para resolver um problema que atualmente é de todos. Hoje, para processar nosso lixo temos que viajar pelo menos 400 km ida e volta, para encontrar um aterro privado com condições ideais. Essa obra vai gerar economia e regularização dos municípios envolvidos”, destaca o prefeito Caravina.

O aterro será construído em área de 18 hectares e terá capacidade de processar 80 toneladas/dia. Foi projetado para receber resíduos de Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia e Brasilândia, com vida útil estimada em 45 anos.

As obras devem ter duração de seis meses e incluem Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde, escritório administrativo, vestiário, refeitório, almoxarifado, sala de controle e portaria.

Secretário Jaime Verruck explica que a obra está alinhada com o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), lançado há um mês pelo Governo do Estado. “A proposta é eliminar o passivo de resíduos sólidos para que em até 3 anos, o MS possa ser considerado um Estado “Lixão Zero”.

Plano estabelece nove programas compostos por 139 metas e ações. Foram definidos, também, os investimentos necessários para sua implementação, sendo que mais de 80% do total estão divididos nos três principais programas que visam o fortalecimento institucional, estruturação de equipe técnica estadual, revisão de inventários e implementação de um sistema de informações de gestão; gestão e gerenciamento dos Resíduos Sólidos; e ações de inclusão social e emancipação econômica dos catadores de materiais recicláveis.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.