Publicado em 29/06/2020 às 06:47, Atualizado em 29/06/2020 às 11:56

Semana Nacional do Bombeiro: Militares de Nova Andradina falam do carinho pela farda e do amor pela sociedade

Soldado Eleandro e subtenente J. Alves revelam episódios emocionantes vivenciados por eles

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Á esquerda, soldado Eleandro e, à direita, o subtenente J. Alves - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Desde este domingo (28/06) até o próximo sábado (04/07), se comemora a Semana Nacional do Bombeiro, em alusão ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado na quinta-feira (02/07). No período também ocorre a Semana de Prevenção Contra Incêndio. Em referência à data, militares de Nova Andradina falaram ao Nova News sobre o carinho que sentem pela farda e do amor pela sociedade.

Conforme explicou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar em Nova Andradina, major Pablo Diego Barros de Jesus, a comemoração relembra o imperador Dom Pedro II, Patrono do Corpo de Bombeiros Militar que, em 02/07/1856, no Rio de Janeiro, por meio do Decreto Imperial 1775, instituiu o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, o primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil.

Dom Pedro II reuniu sob a mesma administração diversas seções que até então existiam apenas para o serviço de extinção de fogo nos arsenais de guerra e da Marinha, repartição de obras públicas e casa de correção.

Pablo Diego afirma que, conforme registrado pela História, os primeiros equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros eram bastante precários e improvisados. “O material era basicamente composto de bombas manuais, algumas escadas, baldes de lona, mangueiras e cordas. Geralmente o alarme utilizado para avisar a população sobre alguma situação de perigo era o sino de alguma igreja”, explica, ao dizer que, somente com o passar dos anos, é que houve a modernização da corporação.

Cb image default
Comandante do Corpo de Bombeiros Militar em Nova Andradina, major Pablo Diego Barros de Jesus - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Sobre as comemorações em Nova Andradina, o major explicou que, devido à pandemia de covid-19, as atividades que geralmente são desenvolvidas acabaram sendo prejudicadas. “Além de ser a Semana Nacional do Bombeiro, também comemoramos a Semana de Prevenção Contra Incêndio e, normalmente, teríamos palestras em comércios, indústrias e escolas, visitação de estudantes em nosso quartel, solenidade na Câmara Municipal e outras ações que, este ano, não serão possíveis de realizar”, disse.

Em suas palavras, desta vez, haverá uma solenidade interna na corporação, oportunidade em que serão homenageados os bombeiros que se destacaram em suas funções. Também ocorrerão entrevistas em programas de rádio e a continuidade da Campanha do Agasalho, lançada recentemente e que, em suas palavras, também faz parte das comemorações.

Ao falar sobre a presença do Corpo de Bombeiros Militar em Nova Andradina, o major Pablo Diego Barros de Jesus, explicou que a corporação é responsável por atender, além de Nova Andradina, a população do Distrito de Nova Casa Verde, onde há uma base, e dos municípios de Batayporã e Taquarussu.

O Quartel conta atualmente com 33 militares que atuam em regime de escala, entre operacionais e administrativos, e sete viaturas, também cotando as operacionais e as administrativas.

Cb image default
Corpo de Bombeiros em Nova Andradina atende também Nova Casa Verde, Batayporã e Taquarussu - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Segundo o major, em Nova Andradina, as ocorrências mais atendidas são as que envolvem procedimentos pré-hospitalares, como acidentes de trânsito e mal súbito, por exemplo. Há ainda, em menor escala, os incêndios e os salvamentos aquáticos.

“Atuamos também na realização de ações preventivas, como palestras sobre primeiros socorros, simulação de evacuação de escolas, conscientização sobre a temática do suicídio e outros aspectos, além de mantermos o Serviço de Atendimento Técnico (SAT), responsável por vistorias com relação às normas técnicas a serem seguidas em indústrias e comércios”, comentou.

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar em Nova Andradina frisou que a instituição se empenha ao máximo para atender a população e que todos os seus integrantes de esforçam ao máximo para que os serviços sejam prestados com excelência.

Como forma de homenagear todos aqueles que arriscam suas vidas em defesa da sociedade, o Nova News conversou, nos últimos dias, com dois integrantes do Corpo de Bombeiros Militar em Nova Andradina, o soldado Eleandro Pereira, que faz parte da corporação há cinco anos, e o subtenente J. Alves, que em 1985, na cidade de Ponta Porã, ingressou na Polícia Militar, uma vez que, naquela época, o Corpo de Bombeiros não era uma instituição independente, mas estava subordinado à PM.

Aos 37 anos, morador em Batayporã, o soldado Eleandro afirma que, segundo comentam seus pais, ele, desde criança, já falava em ser bombeiro. “Me motivou ainda mais o exemplo do meu irmão, o cabo Márcio Pereira, que atua há 12 anos no Corpo de Bombeiros. O amor que ele tem para com sua profissão sempre me causou admiração”, revela.

Cb image default
Soldado Eleandro ingressou no Corpo de Bombeiros Militar há cinco anos - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Eleandro ingressou em 2013, após ser aprovado em concurso público. “Para mim isso não é um trabalho, mas sim uma vocação, que procuro desempenhar com muita dedicação. Tenho amor pela farda e agradeço pelo apoio da minha esposa, pela compreensão que ela tem, uma vez que, devido às escalas de trabalho, é comum a renúncia a certas situações da vida pessoal”, explica.

Ao falar sobre situações que marcaram sua atuação no Corpo de Bombeiros Militar, o soldado falou sobre o caso do afogamento de uma criança de cinco anos em uma piscina. “Eu estava na equipe que compareceu a essa ocorrência e graças às orientações do militar que atendeu a família pelo telefone e à nossa chegada rápida ao local, a situação pode ser revertida e criança teve a vida salva. Isso me marcou muito”, conta ele.

Outra situação emocionante para mim foi quando atendi a ligação de uma mulher que estava em trabalho de parto na região de Nova Casa Verde. Naquela oportunidade ainda não tínhamos a base instalada lá e, por telefone, fui passando as orientações até que, em determinado momento ouvi, do outro lado da linha, o choro da criança. Naquela hora, eu sabia que tudo havia corrido bem”, relata.

Para o subtenente J. Alves, morador de Nova Andradina, que conta com 34 anos de serviço, a sensação de colaborar com a sociedade não é diferente. “Atuei 30 anos como efetivo, fiquei um ano na reserva e agora já fazem mais quatro anos que retomei as atividades. O sentimento, sem dúvida, é de muita gratidão”, afirma.

Cb image default
J. Alves revela que sente grato por seus 34 anos de serviços prestados - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Ele também aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da família. “Quantas vezes passei Natal e Ano Novo de serviço, longe da família, mas este é o caminho que escolhi e a cada vida salva a cada pessoa atendida a gente compreende que tem uma missão muito especial”, conta ele.

Sobre fatos marcantes vivenciados por ele, J. Alves contou que, logo no início da sua carreira, entre Ponta Porã e Dourados, atendeu um acidente envolvendo uma carreta tanque, que transportava combustível.

“O veículo tombou, houve vazamento de líquido inflamável e um grande incêndio. O condutor e sua filha, que deveria ter uns seis anos, conseguiram sair, mas a mãe da criança foi arremessada para fora da cabine e não pode ser salva, porque as chamas tomaram conta de tudo. A menina gritava pela mãe. Depois, com o fogo já controlado, encontramos o corpo da mulher, que estava carbonizado. Até hoje me lembro nitidamente daquela cena. Da expressão de sofrimento no rosto daquela criança”, conta ele emocionado.

J. Alves ressalta, porém, que muitas são as situações positivas, que enchem o coração de alegria. “Certa ocasião estava de serviço na base de Nova Casa Verde, quando atendemos uma mulher em trabalho de parto. O bebê acabou nascendo dentro da viatura e foi muito gratificante poder estar ali auxiliando a mãe naquele momento. Tudo correu bem. Posteriormente, ela me convidou para ser padrinho da criança e é claro que eu aceitei”, conta o militar.

Imagens: Acácio Gomes / Nova News

Serviço

O Corpo de Bombeiros Militar em Nova Andradina fica na Rua Imaculada Conceição, 1678. O telefone exclusivo para urgências e emergências é o 193, que funciona 24h. Já o contato para questões administrativas é (67) 3441-6804, em horário comercial.

Segundo o comandante major Pablo Diego Barros de Jesus, a corporação procura, ao máximo, dar o melhor de si para a sociedade de Nova Andradina e região. “Levamos a sério o slogan ‘Nós Somos Por Você’, pois nossa missão é nos empenharmos para a proteção da vida, seja nos resgates e salvamentos, seja no âmbito preventivo”, finalizou.   

Cb image default
Imagem: Divulgação

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber gratuitamente, via WhatsApp, as principais notícias do dia!!!