Buscar

Setembro Amarelo – Mobilização busca conscientizar população de Anaurilândia na prevenção do suicídio

O evento reuniu profissionais de CREAS e CRAS do município

Cb image default
Um grande laço amarelo foi amarrado ao obelisco, no centro da cidade: Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (10), foi realizada pelos profissionais do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) em parceria com Centro de Referência de Assistência Social (CREAS)  uma ação que teve como objetivo principal chamar a atenção dos moradores para o Setembro Amarelo, campanha que tem como foco principal a “Valorização da Vida”, movimento que acontece em todo o mundo e que visa a prevenção ao suicídio.

A atividade foi realizada na região central da cidade, onde os profissionais mantiveram alguns protocolos de segurança devido ao período de pandemia do novo coronavírus. Panfletos foram distribuídos aos moradores e alguns cartazes fixados no comércio local. Um grande laço amarelo, símbolo da campanha, foi amarrado ao obelisco, monumento localizado nos cruzamentos das avenidas Brasil e Mato Grosso, principais da cidade.

De acordo com Letícia Sanches, psicóloga que atua no CREAS, o Setembro Amarelo é um alerta para que todos tenham um olhar especial de acolhimento para aqueles que estão enfrentando a depressão, doença silenciosa que pode até em casos mais graves, levar ao suicídio.

O suicídio é tratado como um problema de Saúde pública e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo, sendo esta a segunda principal causa de morte entre indivíduos com faixa etária de 15 a 29 anos.

Além disso, um estudo realizado em 2002, por José Manoel Bertolote, pesquisador na área, afirma que 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais tratados indevidamente.

Para os organizadores, a iniciativa foi altamente positiva, mesmo que o mundo viva um momento de pandemia e incerteza, devido o vírus covid-19. Ainda de acordo com números dos profissionais da área de Saúde que atuam diretamente com os casos no município, nos últimos anos, os profissionais do CREAS vem lidando constantemente com vários casos que precisam de uma atenção especial.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.