Publicado em 16/09/2020 às 19:53, Atualizado em 22/10/2020 às 13:13

Psicóloga de Batayporã defende saúde emocional como elemento fundamental na valorização da vida

Dainara Silva da Rocha (CRP 14/08315-4) é pós-graduanda em Psicologia Cognitivo Comportamental e Psicologia da Educação

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Acácio Gomes

Desde 2003, setembro é marcado como o Mês Mundial de Prevenção do Suicídio. No Brasil, a data foi reforçada em 2014 com a criação da campanha Setembro Amarelo, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a temática - precisando de assessoria de imprensa? Clique aqui e saiba mais.

Nesta linha, a psicóloga Dainara Silva da Rocha, de Batayporã, explica que mais do que prevenir o suicídio, é preciso despertar para a valorização da vida como um todo.

“Muitas vezes abordamos a questão do suicídio, o que, de fato, é muito importante, mas nos esquecemos de outras formas de desvalorização da vida, como a dependência química, a automutilação e a perda da motivação ou do interesse pelas conquistas, ou seja, quando a pessoa perde o sentido de sua existência”, explica.

Aprofundando a questão, Dainara detalha que quem atenta contra a própria vida não quer a morte em si como resultado, mas quer fugir da dor e, por não achar uma solução para seus problemas, opta em colocar um ponto final na sua jornada.

Quebrar o tabu 

“Esse tema deve ser amplamente discutido pela sociedade, pois quebrando os tabus e tornando esse assunto constante, não estaremos, de forma alguma, incentivando as pessoas ao suicídio, mas, por outro lado, dando oportunidade para que elas se abram e busquem ajuda para trabalhar suas dores, compreendê-las e superá-las”, pontua.

“Todos nós, em determinados momentos, podemos nos achar sozinhos e envoltos em problemas ou dores que parecem sem solução, mas, buscando ajuda profissional e abrindo nossos sentimentos vamos perceber o alívio da pressão que pesa sobre nós e, ao mesmo tempo, teremos a visão de novas possibilidades e de alternativas que, até então, não éramos capazes de enxergar”, explica a psicóloga.

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes

Saúde emocional

Dainara Silva da Rocha defende que o bem estar emocional deve ser tratado pela população com mais atenção.

“Geralmente, quando se fala em saúde, a pessoa logo pensa na parte física, se esquecendo que a mente faz parte desse conjunto. Quando sente uma dor física, o indivíduo logo procura ajuda especializada, mas quando se trata das dores emocionais, infelizmente há uma barreira e muitas pessoas preferem fingir que está tudo bem, talvez por medo ou vergonha. É preciso vencer esse obstáculo, pois sabemos que um problema não resolvido é um problema aumentado”, alerta.

É exatamente aí que entra em cena o profissional psicólogo, que tem por missão ajudar seu paciente a superar as dificuldades da vida da melhor forma possível, facilitando as relações humanas. Seu objetivo é cuidar das pessoas e zelar pelo bem-estar psíquico.

Psicologia Cognitivo Comportamental

Pós-graduanda em Psicologia Cognitivo Comportamental (TCC), Dainara explica que esta abordagem busca exatamente entender a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como algo que o afeta, ou seja, a maneira como a pessoa reage a situações que causam dor, incômodo, tristeza ou qualquer tipo de desconforto e, a partir daí, entram as técnicas para alteração dessas percepções sob um olhar mais otimista, mais positivo.

Nas palavras de Dainara, além disso, a TCC também trabalha com questões como dificuldades nos relacionamentos, escolhas profissionais, luto, separações, perdas, estresse, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento pessoal e diversos outros aspectos.

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes

Psicologia da Educação

Além disso, Dainara Silva da Rocha também é pós-graduanda em Psicologia da Educação, que é o segmento que estuda a questão do ensino e da aprendizagem tanto em crianças quanto em adultos, avaliando e trabalhando com as motivações e obstáculos durante esse processo.

“Muitas vezes, pessoas com dificuldades de aprendizagem necessitam de um suporte e, neste sentido, o profissional psicólogo educacional, em conjunto com os educadores, desenvolve seu trabalho tornando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz”, afirma.

Saiba mais

A psicóloga Dainara Silva da Rocha (CRP 14/08315-4) se coloca à disposição para mais informações sobre os temas abordados. Seu consultório fica Rua Ataliba Ramos, 1513, ao lado da Advocacia Liberato, no centro de Batayporã, sendo que, o atendimento é realizado exclusivamente mediante agendamento pelo celular / WhatsApp (67) 9 9973-6459, podendo ser presencial ou on-line. Acesse aqui o cartão digital e companhe Dainara nas redes sociais Instagram e Facebook para saber mais. (Precisando de assessoria de imprensa? Clique aqui e saiba como divulgar seu trabalho, sua empresa ou a instituição que você representa).

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes