Buscar

Setembro terá tempo seco e calorão; chuva deve chegar junto com a primavera

É o que indica o prognóstico elaborado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) com base nos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Cb image default
Foto: Chico Ribeiro

As condições climáticas de temperaturas elevadas, baixa umidade do ar e falta de chuva registradas nos últimos dias, deverão se manter em setembro, ao menos até a chegada da primavera. É o que indica o prognóstico elaborado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) com base nos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Dados de climatologia indicam chuvas ligeiramente acima da média para o mês nas regiões sudoeste e sul do Estado com acumulados de até 160 milímetros, especialmente após o início da primavera no dia 22 de setembro. Nas demais áreas o acumulado de chuva estará abaixo do esperado, com volume máximo de 45 milímetros. Essa condição está associada a massa de ar seco que deve continuar atuando no Estado (coloração em amarelo e alaranjado do mapa). Conforme o Cemtec, não há estimativa para chuva para Mato Grosso do Sul ao menos até o dia 16 de setembro. A expectativa é que as chuvas se iniciem gradativamente com a chegada da nova estação, seguindo tendência histórica. 

Cb image default

Setembro continuará quente com a massa de ar seco predominando durante quase todo o mês, enfraquecendo gradativamente após o início da primavera. A climatologia indica que as temperaturas estarão acima da média com as máximas podendo atingir os 36°C na maior parte do Estado, sendo a região pantaneira a mais quente com temperaturas de até 38°C (coloração em alaranjado no mapa).

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.