Buscar

Setor de serviços realiza manutenção das estradas, praças e escolas municipais

Imagem: Divulgação

Cb image default

A Prefeitura Municipal de Nova Andradina, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) iniciou os trabalhos de manutenção e conservação das estradas rurais, vias públicas, praças e escolas municipais. A maior dificuldade das equipes tem sido as condições climáticas, já que as chuvas, típicas desta época do ano, não estão dando trégua.

De acordo com o titular da pasta, Roberto Ginel, três frentes de trabalho atuam, neste momento, nas estradas rurais do assentamento Teijin, São Rafael e Santa Olga. Outras áreas como São Bento e Laranjal devem receber reparos nas próximas semanas.

“Nova Andradina tem cerca de 1500 a 1700 km de vicinais, ou seja, uma área muito grande de cobertura. Além disso, o fluxo de veículos pesados carregados com calcário aumentou em toda essa região. Isso favorece a economia local, mas impacta as estradas, principalmente, nesses períodos chuvosos, causando um desconforto muito grande aos que transitam em veículos de passeio por causa das poças d`água”, explica o secretário.

Em Nova Casa Verde, a Prefeitura dispõe de uma equipe que atua nestes serviços com uma moto niveladora, um caminhão basculante novo e um mais antigo e uma pá carregadeira para operacionalizar o trabalho.

Já nas vias urbanas, a operação tapa buraco deve demorar um pouco mais a acontecer. O setor aguarda o encerramento do período chuvoso para começar a recuperar a pavimentação asfáltica. “A aplicação da base do asfalto só pode ser feita quando a via estiver completamente seca. Quando chove e este material molha pelas águas servidas nas residências, não se solidifica. Naturalmente, acaba soltando, perdendo todo o trabalho. Por isso, vamos aguardar o período de estiagem para iniciar os reparos”, explicou.

Outra preocupação é com a permanência, por tempo prolongado, de veículos pesados carregados no acostamento das ruas. “O peso do caminhão associado ao fluxo intenso de água acaba afundando o asfalto. Portanto, comunicamos a esses proprietários para que não estacionem na via porque há risco de acidentes e o motorista pode ser responsabilizado, já que isso é proibido por lei”, completou Ginel.

Conservação de Praças, creches e bocas de lobo (bueiros)

O período de intenso calor e de muita chuva favorece também o crescimento da grama e das pragas, de maneira vertiginosa. Por isso, a Semusp está com três equipes de roçagem e corte de grama em diversas localidades.

Esta semana, foi finalizado estes serviços no Cemitério Municipal, Avenidas Eurico Soares e Antonio Joaquim de Moura Andrade. Outra equipe está percorrendo as creches e avançando nos cuidados nos prédios e escolas públicas municipais, que iniciam o ano letivo até meados de fevereiro.

No tocante as bocas de lobo ou os chamados bueiros, a limpeza acontecerá a partir do próximo mês.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.