Buscar

Simted Nova Andradina envia carta compromisso aos candidatos a prefeito

Na carta, o sindicato apresenta uma pauta de reivindicações da categoria, com a finalidade de consolidar as boas práticas na gestão pública

Cb image default
Imagem: Arquivo

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Nova Andradina (Simted NA) enviou uma Carta Compromisso com a Educação Pública aos 5 candidatos a prefeito.

Na carta, o sindicato apresenta uma pauta de reivindicações da categoria, com a finalidade de consolidar as boas práticas na gestão pública que possam dinamizar não só os avanços alcançados, mas levar à construção de uma Educação capaz de tornar mais justa, sustentável e próspera a sociedade como um todo.

Ao assinar o documento, o candidato assume a responsabilidade de investir na educação pública e cumprir o que consta em Lei, como, por exemplo, a correção do Piso Salarial Nacional por meio da qual se promove a valorização do profissional da educação, a realização de concurso público para professores (as) e administrativos com a chamada efetivada no período de duração do mandato; revisão ou adequação do Estatuto do Magistério; a preservação de direitos já conquistados, adesão ao plano de saúde Cassems, entre outros pontos.

Segundo o presidente Edson Granato, o Simted está cumprindo o seu papel ao exigir que os próximos prefeitos tenham um compromisso com a educação.

"O que queremos é que estes representantes, que serão eleitos pelo povo, tenham de fato o compromisso com a qualidade da educação no município e através deste documento poderemos cobrar deles, os que não quiserem assinar deixam claro que a educação não será prioridade durante a sua gestão", afirmou Granato.

Os candidatos têm até o dia 10 de novembro para assinar a carta e reenviar ao Simted. Após transcorrido este prazo, a direção do sindicato irá fazer uma ampla divulgação na imprensa, e entre os administrativos e professores.

Abaixo, veja o que diz a carta para as eleições 2020, enviada aos candidatos:

CARTA COMPROMISSO PARA AS ELEIÇÕES 2020

Aos candidatos a Prefeito (a) do município de Nova Andradina

Os (as) trabalhadores (as) em educação, em mais uma eleição municipal, manterão a tradição de se comportarem como formadores de opiniões em seus locais de trabalho e nas comunidades em que vivem.

Estamos diante de um desmonte do estado brasileiro e de uma política de perseguição aos servidores públicos. No entanto, temos pessoas interessadas a promover a gestão pública e esperamos que o façam mantendo o respeito e a valorização devida aos servidores públicos que contribuirão com a efetividade do mandato.

Neste sentido, a categoria apresenta ao senhor (a) sua pauta de reivindicação para ser observada na plataforma eleitoral e, caso eleito, para manter ou implementá-la em sua gestão municipal:

1. Assegurar política de formação inicial e continuada de todos (as) os profissionais da educação e assegurar a oferta com qualidade da formação técnica-pedagógica dos (as) funcionários (as) da educação.

2. Criar o Fórum Municipal de Educação com paridade entre os membros da gestão municipal e da sociedade civil.

3. Cumprir todas as metas e estratégias do Plano Municipal de Educação.

4. Fortalecer a Escola Pública, democrática, inclusiva, laica gratuita e de qualidade.

5. Garantir a transparência na aplicação dos recursos da educação e autonomia da gestão financeira pela Secretaria de Educação (de acordo com o artigo 69 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB).

6. Garantir às escolas estrutura física adequada, inclusive para o atendimento de estudantes e às pessoas com deficiência física e pouca mobilidade, equipamentos e materiais pedagógicos, bem como alimentação e transporte escolar com qualidade.

7. Garantir e assegurar os espaços de participação popular e controle social como Fóruns, Conselhos, Conferências, entre outros, como mecanismo de escuta da sociedade civil, garantindo a estes as condições necessárias para o funcionamento.

8. Garantir que os recursos da educação sejam utilizados na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (de acordo com os artigos 71 e 72 da LDB).

9. Manter diálogo com a categoria por meio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na realização de resoluções, deliberações e decretos no que diz respeito à Educação.

10. Manter o convênio e/ou aderir ao Plano de Saúde CASSEMS, ampliando a participação do governo.

11. Manter a Gestão Democrática nas escolas municipais, de acordo com a lei vigente.

12. Promover uma educação inclusiva visando o fim do analfabetismo no município e o atendimento com qualidade social de todas as etapas e modalidades da educação: educação especial, de jovens e adultos, escolas do campo.

13. Realizar a Conferência da Educação Municipal para debater o Plano Municipal de Educação em vigência.

14. Realizar Concurso Público para professores (as) e administrativos (as) com a chamada efetivada no período de duração do mandato.

15. Realizar Processo Seletivo para contratação de profissionais da educação temporários acordo com o Estatuto.

16. Valorizar os Profissionais da Educação Pública Básica, garantindo, na forma da lei, plano de carreira com piso salarial profissional, jornada de trabalho com 1/3 (um terço) destinada a planejamento e estudos extraclasse na função docente.

17. Valorizar os Profissionais da Educação, criando o quadro específico de profissionais da Educação Administrativos ligados à educação.

18. Manutenção do Sistema Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação.

19. Fazer a revisão ou adequação do Estatuto do Magistério.

20. Manter e/ou instituir a Gestão Democrática no Regime Próprio de Previdência.

São alguns pontos que elencamos e contamos com o apoio do candidato para efetivá-las no decorrer do vosso mandato.

(EDSON GRANATO) Presidente do SIMTED de Nova Andradina

NOVA ANDRADINA, 22 DE OUTUBRO DE 2020.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.