Publicado em 24/04/2020 às 08:47, Atualizado em 24/04/2020 às 13:18

Sob o olhar da vigilância epidemiológica, Prefeitura de Anaurilândia flexibiliza decreto para alguns setores

A nova medida libera também atos religiosos, desde que cumpram as normas estabelecidas

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Fiscais da Vigilância Epidemiológica oriente população local sobre prevenção ao coronavírus - Foto: Divulgação

Sem nenhum caso suspeito até o momento e sendo um dos primeiros municípios do estado a aderir ao isolamento social, a Prefeitura de Anaurilândia publicou um novo decreto nesta quinta-feira (23) flexibilizando algumas medidas adotadas anteriormente pelo Poder Público Municipal.

Foram feitas algumas alterações em relação aos cultos religiosos, academias de ginásticas e ambulantes. Para os atos religiosos, tais como missas e cultos evangélicos, está autorizada a realização por no máximo duas vezes por semana e atendendo algumas normas, como o distanciamento de no mínimo 1,5m (um metro e meio) entre os participantes. Ainda é recomendado o uso de mascaras e álcool em gel, tanto na entrada quanto na saída dos respectivos templos.

As academias, centros de ginásticas, estabelecimentos de condicionamento físico e similares podem voltar a funcionar, desde que obedeçam as normas do novo decreto, bem como as normas expedidas pelo Conselho Regional de Educação Física que consta no plano de “Bio Segurança”, vedando apenas o funcionamento de academias de artes marciais.

Os vendedores ambulantes podem voltar a comercializar seus produtos apenas em pontos fixos e sem aglomeração, atendendo as demais normas do decreto, cumprindo todas as normas de higienização e segurança.

Ainda de acordo com o novo decreto, outros serviços seguem com restrições e fiscalização da Vigilância Epidemiológica.

De acordo com prefeito Edinho Takazono (PSDB), tudo será feito de forma gradual e responsável, pois é preciso estar acompanhando a evolução do vírus e ouvindo sempre os especialistas. O gestor esclarece que mesmo sem nenhum caso suspeito no município, a determinação é para que os responsáveis pelo gerenciamento da Saúde municipal estejam ligados 24h e no caso de alguma anormalidade, tomar providências imediatamente visando proteger a população.

Confira o decreto: Clique aqui.