Publicado em 06/01/2020 às 09:57, Atualizado em 06/01/2020 às 14:16

Sorbet de Bocaiúva - Projeto de Nova Andradina avança para próxima fase do Programa Centelha

Na fase final, os 28 projetos vencedores receberão até R$ 60 mil em subvenção econômica cada

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Fruto da bocaiúva - Imagem: Reprodução

Foi publicado recentemente no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul o resultado final da Fase 2 do Programa Centelha MS, no qual os 100 Projetos de Empreendimentos mais bem avaliados passaram para a próxima fase do Programa. Entre eles há um que representa Nova Andradina, o “Sorbet de Bocaiúva”.

Em Mato Grosso do Sul foram 564 ideias submetidas provenientes de 34 municípios do Estado, uma média de 20,5 propostas a cada 100 mil habitantes. Passaram para a Fase 3 os Projetos de Empreendimentos submetidos em 17 municípios de MS: Nova Andradina, Campo Grande, Dourados, Corumbá, Jardim, Rio Verde de Mato Grosso, Aquidauana, Coxim, Miranda, Bonito, Naviraí, Ivinhema, Caarapó, Itaporã, Sidrolândia, Chapadão do Sul e Ladário.

Nesta etapa foram selecionadas 100 propostas que continuam na disputa, e na fase final, os 28 projetos vencedores receberão até R$ 60 mil em subvenção econômica cada uma, além de todos os processos de acompanhamento e capacitações oferecidas pelo programa. Dentre os temas abordados destacam-se projetos em Tecnologia Social, Biotecnologia e Genética, Inteligência Artificial, Internet das coisas, entre outros.

Nova Andradina

O projeto que representa Nova Andradina é o “Sorbet de Bocaiúva”, que tem como proponente Rita Maria Nogueira Meinert e está enquadrado na temática de Biotecnologia e Genética.

Sorbet é um prato feito com altos teores de fruta, para aproveitar ao máximo o açúcar e as fibras do ingrediente, resultando em um sorvete cremoso. Fabricado com água ou leites de origem vegetal, o grande diferencial do sorbet é que ele não leva nenhum tipo de gordura, seja a vegetal ou a animal.

Já a bocaiúva é um fruto de sabor adocicado proveniente de um tipo de palmeira espinhosa. É um ingrediente bastante comum na culinária da região Centro-Oeste, especialmente no Pantanal.

Ivinhema

O projeto selecionado e que representa Ivinhema é o “Desenvolvimento de Caldo de Cana Desidratado”, que tem como proponente Ângelo Augusto Moura Trevisan e também está na categoria Biotecnologia e Genética.

Convocação

Todas as 100 propostas selecionadas nesta etapa estão automaticamente convocadas para a Fase 3 do Programa Centelha em Mato Grosso do Sul. Confira aqui e relação com todos os projetos selecionados. (Com informações da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul).

Cb image default
Imagem: Divulgação