Buscar

Tamanduá-bandeira é visto em bairro de Batayporã e causa agitação entre em moradores

Polícia Militar Ambiental foi acionada para monitorar o animal

Imagens: Nova News

Um tamanduá-bandeira deixou moradores agitados na manhã desta quinta-feira (30), na Vila Benedito Schaefer, em Batayporã.

Circulando pelos quintais, o animal com focinho grande e unhas afiadas, deixou alguns moradores apreensivos, sendo necessário acionar a Polícia Militar Ambiental (PMA).

Ao chegarem ao local, os militares iniciaram uma ação de manejo do animal, até mesmo para evitar e necessidade em ter que capturá-lo.

De acordo com um militar da brigada ambiental ouvido pelo Nova News, foi descartada a captura, em virtude de o animal ter tomado rumo a uma área de mata não muito longe do local, nas proximidades da rodovia MS 276.

“Fomos monitorando até percebermos que o animal se dirigia à uma pastagem próxima a uma mata, habitat natural dele, e aí foi dispensada a ação de captura”, explicou o policial.

Consultado pelo Nova News, o biólogo Anselmo Toloti explica que, na verdade, o tamanduá-bandeira já pode ser considerada uma espécie na lista de extinção, e tudo isso em decorrência das ações humanas.

“É um animal silvestre, que depende do habitat natural para se abrigar, porém, a cada dia, esses abrigos vêm sendo destruídos pela ampliação de atividades agropecuárias. As fontes de alimentos dos tamanduás (no caso, pequenos insetos, como cupins e formigas), também têm sido exterminadas pelo homem, o que faz com que eles saiam em busca de comida”, explicou.

Outro fator que merece atenção são os atropelamentos desses animais nas rodovias da região.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.