Buscar

Taquarussu realiza curso de Educação Ambiental

O Sindicato dos Produtores Rurais de Taquarussu em parceira com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMAT), realizaram um curso de educação ambiental no campo. O curso foi ministrado com aulas teóricas e práticas pelo educador do sistema Famasul SENAR, Laurindo Faria Petelinkar e, mobilizado pela secretária Marilu de Biasi. As aulas teóricas aconteceram no prédio da Assistência Social e as aulas práticas foram realizadas na Fazenda Campo Verde e no Porto XV.

Segundo a Secretária Ludimila Costa Soares a medida tem como objetivo construir conhecimentos e adotar uma atitude ética e responsável em relação às questões ambientais, visando a adoção de ações práticas que demonstrem consciência em relação à preservação dos recursos naturais e preocupações com as presentes e futuras gerações.

O curso abordou conceitos e termos ambientais; Componente do meio ambiente: Meio físico; Meio biológico; Meio antrópico; Uso e manejo dos recursos naturais: Explorações dos recursos; Conservação das reservas florestais; Preservação dos animais silvestres; Uso racional das águas; Práticas conservacionistas; Uso correto de produtos fiscos, químicos e biológicos; Gestão ambiental no campo: Legislação ambiental; Destinação dos resíduos sólidos; Tratamentos de efluentes líquidos; Recuperação de áreas degradadas; Desenvolvimento sustentável; Projetos ambientais. Percepção ambiental (ver, julgar e agir): Atividade prática: Levantamento sócio ambiental da propriedade; Forma de utilização dos recursos ambientais; Identificação dos impactos ambientais; Condições gerais da área de vivência; Elaboração de ação de melhoria ambiental; Ação de monitoramento ambiental. Medidas de segurança no trabalho, Meio ambiente, Novas exigências profissionais e cidadania.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.