Buscar

Taquarussu recebe visita dos alunos do curso de meio ambiente de Nova Andradina 

A cidade de Taquarussu recebeu a visita dos alunos do curso técnico em meio ambiente da Escola Estadual Profª Nair Palácio de Souza, da cidade de Nova Andradina. Os alunos conheceram o aterro sanitário, a coleta seletiva e o viveiro de mudas municipal.

O curso de técnico em meio ambiente tem como objetivo, proporcionar conhecimentos para atuar na área de meio ambiente, com visão integrada e com o domínio de técnicas e de tecnologias básicas para contribuírem com o aprimoramento da qualidade ambiental na busca de um desenvolvimento sustentável. 

 

“O técnico em meio ambiente é o profissional que, além de coletar, armazenar e interpretar informações, dados e documentações ambientais, colabora também na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais”, explicou o professor Fagner Nantes.

O técnico da área auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem. Identifica as intervenções ambientais, analisa suas conseqüências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos, por isso essas visitas são de extrema importância para nós alunos”, diz a aluna do curso e educadora ambiental da Semat, Márcia Mendes.

A secretária Ludmila Costa Soares recebeu os alunos e comentou sobre a importância de estar abrindo as portas para visitas desse gênero, porque são futuros profissionais da área e pessoas interessadas em buscar conhecimento em ações para minimizar os impactos ambientais. A secretária disse também que gostou do objetivo da visita técnica, que foi saber sobre a importância do aterro para a cidade, buscar a compreensão do funcionamento e sistema operacional dessas atividades, a manutenção, o controle ambiental, lagoa de tratamento do chorume. “Esse tipo de interação contribui para melhoria da relação ensino-aprendizagem”, disse a secretaria.

Segundo o professor Edmilson Pereira Coelho, esta visita técnica tem como finalidade aprimorar o conhecimento adquirido em sala de aula nas disciplinas relacionadas ao meio ambiente, e posteriormente os alunos poderão orientar e sensibilizar a população sobre a importância da separação de materiais sólidos recicláveis e orgânicos para facilitar o trabalho de coleta seletiva e dar o destino correto ao lixo não reciclável, e também do funcionamento do viveiro de mudas, também fazendo uma interface desses saberes com as estratégias que norteiam Saúde Ambiental e Saúde Pública. Estiveram presentes na visita os professores Anderson Tolloti, Rafaela, Fagner Nantes e a coordenadora do curso Verane.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.