Buscar

Taquarussu receberá projeto Rondon

Cb image default
Imagem: Divulgação

O prefeito Clóvis do Banco esteve no ultimo dia 21 de junho, no Auditório da Governadoria em Campo Grande, onde formalizou a assinatura do convênio que abrigará a Operação do Projeto Rondon, em Taquarussu, em julho do ano de 2023.

A assinatura foi conferida pelas presenças do General Abraão (Diretor do Departamento de Projetos Sociais do Ministério da Defesa) e do Coronel Fernandes (Coordenador Geral do Projeto Rondon).

Esteve presente também a coordenadora do projeto no município de Taquarussu, a advogada municipal, Estela Duveza Teixeira Tanaka.

A iniciativa envolve o Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, sob a coordenação do Ministério da Defesa, e contará com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e dos municípios participantes.

Contará, ainda, com o apoio do Exército Brasileiro, nesta oportunidade representado pelo Comando Militar do Oeste e pelo 20º Regimento de Cavalaria Blindado e com a imprescindível participação de Instituições de Ensino Superior (IES) de diversas regiões do país.

Sobre a Operação

A Operação a ser realizada contará com a participação de 252 rondonistas, professores e estudantes, que trocarão o período de férias escolares pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuirão para o desenvolvimento sustentável nas comunidades contempladas, por meio do emprego das habilidades universitárias e em prol do desenvolvimento e/ou do fortalecimento da sua cidadania.

Cada município receberá, por 12 dias, 2 IES com 10 integrantes cada, sendo 2 professores e 8 alunos por equipe. As duas equipes trabalharão com oficinas de diferentes áreas do conhecimento, divididas por:

Conjunto “A” – Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde e;

Conjunto “B” – Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Será selecionada, ainda, uma IES que será responsável pela divulgação da Operação e que percorrerá todos os municípios. A equipe chamada Conjunto “C” contará com dois professores do curso de Comunicação Social e 10 estudantes da área, que serão responsáveis pela cobertura jornalística e produção de conteúdo. As atividades têm por objetivo dar visibilidade às ações sociais realizadas pelos rondonistas junto às comunidades e as atividades do Projeto Rondon.

De acordo com o prefeito, o projeto é uma grande oportunidade para o desenvolvimento da cidadania, trazendo soluções sustentáveis para a inclusão social, redução de desigualdades regionais e fortalecendo a soberania nacional; “Esse projeto será um instrumento eficaz para a capacitação da população e promoção do desenvolvimento sustentável do município de forma totalmente gratuita e ao alcance de todos”. Considerou o prefeito.   

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.