Publicado em 02/06/2021 às 13:33, Atualizado em 02/06/2021 às 17:59

Nova Andradina - Técnica em Enfermagem é demitida ao cobrar melhorias salariais, afirma sindicato

Siems,
Cb image default
A Técnica em Enfermagem Glaucia esteve participando do manifesto referente ao piso salarial no dia 15 de maio - Imagem: Divulgação

O SIEMS (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem do MS) denunciou nesta quarta (02) uma atitude antissindical do Hospital Regional Francisco Dantas Maniçoba, Em Nova Andradina, que em pleno período de negociação salarial demitiu a Técnica em Enfermagem, Glaucia Menino Lourenço.

O presidente do SIEMS, Enfermeiro Lázaro Santana, explica que este é o momento das negociações salariais e Glaucia foi uma das profissionais mais atuantes no movimento. “No dia 02/06 os trabalhadores se reuniram, nossa reunião foi pacífica, com muito diálogo e respeito. No entanto, no fim do dia, sem motivos, o Hospital demitiu – por justa causa - a profissional que tem 9 anos de carreira, sem apontar qualquer explicação”, critica.

Conduta Antissindical

A Convenção 98 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ratificada pelo Brasil, dispõe sobre as condutas antissindicais. Em seus artigos 1º e 2º, destaca que os trabalhadores deverão gozar de proteção adequada contra quaisquer atos atentatórios à liberdade sindical em matéria de emprego, particularmente a atos destinados à: “Dispensar um trabalhador ou prejudicá-lo, por qualquer modo, em virtude de sua filiação a um sindicato ou de sua participação em atividades sindicais, fora das horas de trabalho ou com consentimento do empregador, durante as mesmas horas”.

O Departamento jurídico do SIEMS ressalta que tomará todas as medidas cabíveis. “Essa atitude de demitir a profissional em momento que está participando de mobilização trabalhista é característica da prática antissindical. Por isso, estamos apurando e já solicitando o respaldo do Procuradoria Regional do Trabalho da 24º Região. Mediante comprovação, tomaremos todas as providências para rechaçar veementemente esta prática tomada pela Hospital e impedir que venha cometer este tipo de conduta novamente”, enfatiza a advogada do SIEMS, Dra. Olívia Brandão.

Denúncias

Além da demissão, o sindicato recebeu três denúncias anônimas, as quais serão minuciosamente apuradas, que apontaram que a demissão ocorreu por intermédio da Prefeitura Municipal de Nova Andradina.

“Já estamos trabalhando, tudo será apurado e agiremos rigorosamente”, destaca Lázaro Santana. “Já vivenciamos momentos difíceis com a crise sanitária e econômica advindas da pandemia. Os trabalhadores são os maiores prejudicados, e além de tudo isso, nos deparamos com essa situação. Não admitiremos condutas antissindicais essas práticas devem ser banidas”, destaca.