Publicado em 09/02/2020 às 09:37, Atualizado em 09/02/2020 às 14:02

Termo de cooperação garantirá dois estagiários de medicina atuando no município de Anaurilândia

Os acadêmicos permanecerão por cerca de dois meses, quando deverão ser revezados por outros

José Almir Portela, Redação Nova News
Cb image default
Momento da assinatura entre Prefeitura de Anaurilândia, Governo do Estado e UFMS - Foto Chico Ribeiro

Visando otimizar ainda mais o atendimento à saúde do município de Anaurilândia, a Administração Municipal firmou, através do prefeito Edinho Takazono (PSDB), um termo de cooperação, por meio do qual o Poder Público e a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), garantem a viabilidade de Estágio Curricular Supervisionado dos acadêmicos de medicina nas unidades de saúde do munícipio de Anaurilândia.

Além de Anaurilândia, outros 25 municípios aderiram ao programa que conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Serão utilizados no programa, acadêmicos que estão cursando o sexto ano de medicina e do estágio curricular supervisionado obrigatório. As atividades serão aplicadas em unidades de saúde geridas pelos municípios e vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda segundo costa no termo de cooperação, cada município fornecerá duas vagas e os acadêmicos irão receber um auxílio de R$ 800 mensais, além de hospedagem e alimentação. 

O estágio terá duração de dois meses, período este que serão desenvolvidas atividades médicas na rede de atenção básica de saúde, tais como consulta sob supervisão, visitas domiciliares, além de planejamento e outras ações.

Para o prefeito Edinho Takazono, a medida visa melhorar o atendimento ofertado à população. De acordo com ele, esses alunos já estão quase prontos para assumirem de vez a medicina, porém, é preciso passar por esse período de estágio. O gestor explica que tudo estará sobre os olhos de um médico já experiente que dará suporte aos acadêmicos. “Estamos apostando nessa parceria e temos certeza que os futuros médicos irão contribuir muito junto à área de saúde de nosso município”, ressaltou.

O chefe do Executivo finaliza dizendo que todas as unidades de saúde estão preparadas para receber os estagiários. Ele destaca ainda que além das unidades fixas já existentes, o município contará, a partir da próxima semana, com uma unidade móvel, equipada com moderno consultório médico que estará percorrendo toda a zona rural do município.