Publicado em 03/04/2020 às 07:15, Atualizado em 03/04/2020 às 03:35

Tomógrafo é entregue ao Hospital Regional em Nova Andradina

Cogecom,
Cb image default
Foto: Divulgação/Cogecom

A direção do Hospital Regional de Nova Andradina confirmou esta semana a chegada do tomógrafo computadorizado de 16 canais para a estruturação do futuro Centro de Diagnóstico de Imagem (CDI).

De acordo com o diretor geral da unidade hospitalar, Norberto Fabri, a sala está prontinha e preparada para os técnicos iniciarem o processo de montagem e instalação do novo equipamento.

“As obras foram concluídas há cerca de 20 dias, aguardando apenas a instalação de energia elétrica e outras adequações que, por ventura, tenham que ser feitas para o seu funcionamento”, revela Norberto. 

O equipamento de última geração faz tomografia de corpo inteiro, oferece imagens de altíssima resolução, auxiliando no diagnóstico mais preciso especialmente para as áreas de ortopedia, cardiologia e vascular. O valor do investimento é de R$ 910 mil.

A compra foi viabilizada com recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão. Articulada por Gilberto Garcia junto ao ex-senador Antonio Russo, a emenda foi depositada na conta da Prefeitura de Nova Andradina ao ano de 2012, quando o atual prefeito exercia seu primeiro mandato.

O dinheiro foi aplicado e rendeu juros. Graças ao rendimento gerado nesses últimos anos, o município solicitou ao Ministério da Saúde a autorização para a compra de um novo e moderno aparelho para exames de videoendoscopia para atender a unidade hospitalar. 

De acordo com o prefeito Gilberto Garcia, o Centro de Diagnóstico foi construído com o apoio imprescindível do deputado (licenciado) Geraldo Resende, atual Secretário de Estado de Saúde, que destinou emendas parlamentares a esta e outras importantes obras que estão ou já foram executadas no município.

“Sem dúvida, os aparelhos vêm aprimorar os serviços prestados, oportunizando mais agilidade na realização dos exames de maior complexidade, no diagnóstico de doenças e, consequentemente, as respostas serão mais rápidas aos pacientes. É a tecnologia a serviço dos usuários do hospital e a saúde de Nova Andradina avançando e tornando-se referência no atendimento de média e alta complexidade”, declarou o prefeito.

A empresa vencedora da licitação é a Canon Medical Systems do Brasil Ltda. A previsão é que as obras no CDI sejam concluídas em meados de 2020.