Publicado em 03/05/2020 às 06:51, Atualizado em 03/05/2020 às 10:59

Tradicional Festa do Padroeiro de Batayporã é cancelada em 2020

Evento que ocorreria de 12 a 14 de junho não será realizado como medida preventiva ao risco de contágio de covid-19

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Evento popular é um dos mais tradicionais da região e conta com celebrações, carreata e quermesse - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo

A tradicional Festa do Padroeiro Santo Antônio de Pádua, em Batayporã, que, em 2020 chegaria à sua 50ª edição, não será realizada este ano. O cancelamento do evento foi decidido como medida de prevenção ao risco de contágio pelo novo coronavírus, causador da doença covid-19.

“A realidade da pandemia obrigou-nos a reorganizar todos os projetos. Tínhamos o desejo de celebrar neste ano a 50ª Festa do Padroeiro, com uma programação especial. Mas Deus tem os seus caminhos e nós precisamos também acolher sua vontade”, disse o pároco local, padre Everton dos Santos.

Cb image default
Festa atrai todos os anos centenas de pessoas de todo o Vale do Ivinhema - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo

O evento ocorreria de 12 a 14 junho e, como nas edições anteriores, contaria com festa noturna, barracas, shows, almoço e leilão. “Para evitarmos a aglomeração de pessoas entendemos a necessidade do cancelamento. Precisamos fazer a nossa parte e agirmos com responsabilidade”, explicou o padre.

Segundo o religioso, a parte litúrgica do evento está mantida para 13 de junho, dia de Santo Antônio de Pádua, feriado municipal. “Mais adiante divulgaremos as informações sobre como será esta celebração, pois dependerá de toda a situação da pandemia e das orientações que nos chegarão do comitê municipal que está gerindo todo o processo em nosso município”, detalhou.

Cb image default
Celebração em honra a Santo Antônio de Pádua está mantida para 13 de junho, mas critérios de participação ainda serão definidos - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo

“Irmãos e irmãs, ainda precisamos continuar firmes nos cuidados que essa pandemia nos exige. Lamentamos não poder realizar a nossa festa, mas nenhum lamento se compara ao sofrimento de cada uma das mais de seis mil famílias que já foram afetadas com a morte de seus entes queridos, duas inclusive aqui em nosso município. Cada vida é importante. Por isso, renovemos nossa solidariedade e preces por essas famílias e seus entes queridos, e façamos nossa parte confiando sempre nas bênçãos e graças que Jesus, o Bom Pastor, derrama sobre nós com abundância”, finaliza o pároco.