Buscar

Três municípios da região aparecem entre os mais bem administrados do Estado

Levantamento foi concluído no ano de 2016 e publicado recentemente

Cb image default
Município de Bataguassu lidera o ranking ocupando a primeira posição dentro de Mato Grosso do Sul  - Imagem: Reprodução

Segundo dados da Câmara de Gestão Pública (CGP) do Conselho Federal de Administração (CFA), três municípios da região aparecem entre os mais bem administrados de Mato Grosso do Sul, sendo eles Bataguassu (1ª colocação); Taquarussu (4ª colocação) e Nova Andradina (8ª colocação).

O levantamento foi concluído em 2016 e divulgado recentemente. Segundo reportagem do Campo Grande News, o estudo, realizado em parceria com o Instituto Publix, reuniu índices já consolidados do Firjan de Desenvolvimento Municipal, IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), entre outros. Foram mais de 400 variáveis encontradas.

Diante da falta de planejamento e controle, o desperdício de dinheiro público, o gasto desenfreado e a corrupção nos municípios brasileiros o Conselho Federal de Administração, por meio da CGP (Câmara de Gestão Pública), decidiu criar o IGM-CFA (Índice CFA de Governança Municipal).

Os pesquisadores fizeram um filtro e foram selecionadas variáveis com alta correlação. Posteriormente, elas foram agrupadas em três dimensões consideradas indispensáveis na gestão pública: Qualidade Fiscal (QF), Qualidade da Gestão (QG) e Desempenho (D). A soma desses índices gerou a métrica adotada para chegar ao IGM-CFA.

O indicador criado pelo CFA condensa a informação de diversas variáveis como educação, saúde, gestão, gestão fiscal, gestão ambiental, transparência e accontability, efetividade, informatização, planejamento urbano, articulação institucional, recursos humanos, habitação, vulnerabilidade social, e IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). (Com informações do Campo Grande News).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.