Buscar

UFMS de Nova Andradina ofertará novamente aulas de “História do Ateísmo”

Cb image default
Imagem: Aline Teodoro

O Curso de História da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Campus de Nova Andradina, irá ofertar novamente,  no primeiro semestre de 2022, a disciplina optativa História do Ateísmo. A matéria foi criada em 2018 pelo professor Ricardo Oliveira da Silva e ministrada aos alunos pela primeira vez em 2019.

Segundo Ricardo Oliveira, o ateísmo é alvo de pouca atenção nas pesquisas históricas e envolto em discursos e práticas sociais preconceituosas: “se alguém diz que é ateu ou ateia, essa pessoa passa a ser vista, no mínimo, com desconfiança, e, não raramente, como sendo uma pessoa imoral e má. Entender como se deu o surgimento e os sentidos do preconceito em torno do ateísmo é uma das metas das aulas” diz o professor.

No entanto, a História do Ateísmo também busca se articular a uma discussão mais ampla que envolve secularismo e laicidade no país. Para Ricardo Oliveira: “No Brasil dos últimos anos, discursos e práticas fundamentalistas, algumas de teor religioso, buscam se impor como único referencial possível a guiar a vida das pessoas, resultando em discriminação e violência com quem é visto como diferente. A história do ateísmo busca mostrar que o pluralismo é a tônica das sociedades, e que o Estado laico para respaldar a tolerância e convivência pacífica das diferenças é um caminho para a solução de tensões”.

As aulas na UFMS iniciam de forma presencial no dia 07 de março e a disciplina será ofertada aos sábados, a partir do dia 12 de março no período da tarde, entre 13h15 e 17h25, abordando a história do ateísmo da Grécia Antiga aos dias atuais, com espaço para a apresentação do tema na história do Brasil. Para quem não é matriculado no Curso de História e possui interesse em assistir as aulas pode entrar em contato com o professor Ricardo Oliveira por meio do e-mail: ricardorussell@gmail.com .  

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.