Buscar

Um  dia após a vitória, Edinho participa de carreata e fala sobre futuros desafios

Novo prefeito eleito de Anaurilândia disse que irá solicitar uma auditoria nas contas públicas

Após a vitória conquistada no último domingo (02), no munícipio de Anaurilândia, onde o ex-prefeito Edson Stefano Takazono, o Edinho (PMDB), bateu o atual prefeito Vagner Guirado (PR), nas urnas, o candidato eleito participou de uma grande carreata no início da noite desta segunda-feira (03), onde arrastou milhares de pessoas pelas principais ruas e bairros da cidade.

Após comemorar na sede do munícipio, Takazono seguiu para o Distrito do Quebracho, onde novamente foi recebido com festa pelos moradores locais. Quatro anos depois, ele voltará a comandar o executivo municipal a partir do dia primeiro de janeiro de 2017.

Ao lado de sua esposa Luzia, Takazono acena para as centenas de pessoas que o acompanhavam sua passagem pelas ruas da cidade (Imagem: Márcio Rogério/Nova News)
Saiba mais
  • Em  Anaurilândia, Takazono é o único da região que assumirá quarto mandato

Edinho obteve 55,76% dos votos válidos, enquanto seu adversário, o atual prefeito Vagner Guirado 44,24%. Além de vencer o pleito, o candidato do PMDB ainda fez a maioria de vereadores na Câmara Municipal, elegendo cinco das nove cadeiras da Casa de Leis.

O comparecimento dos eleitores totalizou 5.451 (82,92%). De um total de 6.574 aptos a votar, a abstenção foi de 1.123 (17,08%). Os brancos somaram 26 (0,66%) e os nulos 141 (2,59%).

Futuros desafios

Em entrevista ao Nova News, Takazono disse que o primeiro passo será rever algumas ações que, segundo ele, deverão ser analisadas já nos primeiros dias de seu governo, caso da saúde, que segundo o futuro gestor, terá que receber de imediato um choque de gestão.

Nas palavras de Edinho, o munícipio que, no passado, era tido como referência para toda a região no quesito atendimento em saúde, hoje vê o sofrimento da população local, tanto com a falta de profissionais, quanto pela ausência de medicamentos.

Ele disse que também será necessário rever, de imediato, questões na área de educação, tais como, algumas escolas fechadas na zona rural, fato que vem causando um grande transtorno para os moradores da zona rural. “Não é justo que uma criança saia de casa às 4h da manhã e fique o dia inteiro entre a escola e o ônibus. Isso terá que ser revisto”, disse.

Para Edinho, é necessário pensar em melhorar a infraestrutura da cidade, sem esquecer-se de encontrar maneiras de incentivar e atrair indústrias para gerar emprego para a comunidade. Segundo o prefeito eleito, é triste ver os jovens saindo de Anaurilândia para buscar oportunidades em outras cidades da região.

Para finalizar, Takazono disse que seu primeiro ato como prefeito será a realização de uma auditoria para apurar os gastos realizados pelo atual gestor com relação à verba de mais de R$ 15 milhões, recebida recentemente de depósitos judiciais.

Para ele, não se pode admitir que um montante deste seja gasto de qualquer maneira. “Isso se trata de dinheiro público e que deveria, a meu ver, ter sido investido de outra forma. Não é justo observar a população perecendo com questões básicas e ver dinheiro público sendo gasto sem critério. Iremos solicitar a realização de um levantamento detalhado, verificar os pontos suspeitos e encaminhar para as autoridades competentes”, finalizou.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.