Publicado em 28/07/2020 às 09:23, Atualizado em 28/07/2020 às 13:29

União autoriza instalação de indústria de plástico biodegradável na ZPE de Bataguassu

Assecom,
Cb image default
Foto: Arquivo / Assecom Prefeitura de Bataguassu

O Ministério da Economia autorizou a instalação da empresa Biofaz Sugar MS Indústria de Xaropes Ltda na ZPE (Zona de Processamento de Exportação) de Bataguassu para implantar e operar unidade industrial no local, em conformidade com o projeto aprovado em novembro de 2019 pelo CZPE (Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação). A autorização foi dada na Resolução nº 12 do CZPE, publicada no DOU (Diário Oficial da União), de 17 de julho de 2020. Na mesma data, foi publicada no DOU a Resolução nº 14, que aprova o plano de trabalho da ZPE de Bataguassu.

Com as duas medidas, Mato Grosso do Sul avança no processo de efetiva implementação da ZPE e da primeira indústria de plástico biodegradável a partir da batata doce. “São ações importantes do governo federal, pois a autorização para a instalação da indústria gera uma perspectiva de demanda na construção civil, com geração de empregos e movimentação na economia. Da mesma forma, a aprovação do plano de trabalho da ZPE estabelece o prazo para que em quatro anos seja feito o alfandegamento do local, com a construção da estrutura necessária para o funcionamento da Receita Federal”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

O titular da Semagro lembra que a ZPE é um espaço onde as indústrias operam com benefícios tributários, cambiais e administrativos, com contrapartida de exportar no mínimo 80% da produção. “A ZPE de Bataguassu é um empreendimento privado e uma vitrine importante para que outras indústrias venham se instalar em nosso Estado”, explicou.

A indústria vai exportar xarope de dextrose de batata doce e maltodextrina de batata doce e tem 90 dias a partir da publicação da aprovação para iniciar a instalação na ZPE. A ZPE de Bataguassu pertence ao grupo EGEZPE, possui uma área total de 2 milhões de m² com capacidade de duplicar a área, que é totalmente alfandegada.

EXPECTATIVA

A informação sobre a instalação da empresa Biofaz Sugar MS Indústria de Xaropes Ltda na ZPE também foi bem recebida pelo prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB).

O gestor, que é presidente da Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul) salienta que desde 2013, o município vem acompanhando a situação da ZPE junto ao grupo gestor [EGEZPE] e ao Governo do Estado. "Torcemos para que toda a articulação dê certo e que a ZPE de Bataguassu seja ativada, trazendo empreendimentos que gerem emprego e renda para nosso município", avalia.

Caravina acrescenta ainda que a atual administração sempre buscou investidores que tivessem interesse em se instalar na área.

Localizada às margens da MS-395, na saída de Bataguassu para Três Lagoas, a ZPE dispõe de cerca de 200 hectares, divididos em quatro lotes, contendo água, esgoto e ruas pavimentadas além de abrigar no espaço também uma área da alfândega da Receita Federal.

Cb image default