Publicado em 07/04/2022 às 13:43, Atualizado em 07/04/2022 às 18:23

Nova Andradina: Unidades Básicas de Saúde atenderão em horário estendido no mês de abril

Acompanhe o cronograma especial para o atendimento das mulheres interessadas em realizar o exame preventivo de câncer de colo do útero

Cogecom,

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que dará continuidade a estratégia de ampliar o horário de atendimento às mulheres para a realização da coleta de material - o citopatológico - para realização de exames do colo do útero, nas Estratégia Saúde da Família (ESF).

O objetivo é oportunizar o atendimento às mulheres que não conseguem comparecer às unidades de saúde no período diurno.

No mês de março, mês da mulher, as equipes de saúde básica fizeram 148 coletas no horário diferenciado, das 17h às 20 horas. Na avaliação da SMS, o resultado foi satisfatório. Por isso, a medida foi estendida até o final do mês de abril.

De acordo com coordenadora da saúde da mulher, Ingrid Bumbieris Travaim, a detecção precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e a prevenção de óbitos femininos.

“O câncer de colo do útero representa uma das maiores causas de mortalidade entre as mulheres brasileiras. Sendo assim, a ação visa a detecção precoce da doença na nossa área de abrangência na tentativa de reduzir a mortalidade feminina com ações preventivas”, explicou.

Entre os dias 2 e 28 de abril, as unidades vão revezar plantão até as 20h; veja abaixo quais delas vão abrir e em quais datas.

Cronograma de atendimento noturno nas ESFs

Cb image default