Publicado em 21/02/2021 às 13:38, Atualizado em 22/02/2021 às 02:57

Vendas digitais devem ganhar mais espaço no agronegócio em 2021 no Mato Grosso do Sul

Redação Nova News,
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Foto: Pixabay

Após um ano marcado pelo avanço do e-commerce em todo o país, os próximos meses devem marcar a consolidação das vendas digitais também no agronegócio. Esse foi um dos assuntos que mais chamou atenção durante o Dia de Campo Digital, que aconteceu em fevereiro deste ano. A ideia é fazer com que as empresas deste setor, principalmente no Mato Grosso do Sul, possam utilizar as ferramentas digitais para aumentar as vendas e também os lucros nos negócios do campo.

Toda a estrutura de e-commerce do Brasil ganhou destaque durante 2020, principalmente pela crise enfrentada no país. Segundo o índice MCC-ENET, que é focado nas vendas realizadas online, o crescimento deste setor foi de 73,88% durante o ano passado. Um número que comprova o período positivo para as empresas digitais, e que também mostra o potencial de crescimento do setor. Afinal, o uso da internet na economia é algo consolidado em todo o mundo.

O crescimento do e-commerce trouxe consigo também o maior uso do marketing digital, outra ferramenta que também deve ajudar na digitalização do agronegócio. As propagandas e as campanhas virtuais são cada vez mais importantes para as empresas, principalmente as que são 100% online. Um bom exemplo disso são as plataformas de streamings, como a Globoplay e a Prime Video, que investem não apenas na presença em redes sociais, mas também na oferta virtual de degustação do serviço por um período grátis. Algumas delas oferecem até um mês para que os novos clientes conheçam todo o catálogo de filmes, séries e documentários. É uma iniciativa que também acontece nos jogos online, principalmente de cassinos virtuais. Algumas das plataformas mais bem avaliadas para apostas, como a Ruby Fortune Casino e a Spin Casino listadas na VSO, possuem ofertas de rodadas grátis nas slots machines para os usuários recém-cadastrados. A ideia é dar um bônus para quem quer começar a se aventurar nas apostas online. Esses são apenas alguns exemplos, pois o marketing digital é uma ferramenta ilimitada de novas ações e campanhas para chamar atenção na internet.

Vendas digitais no agronegócio

A possibilidade de associar o e-commerce com o agronegócio não é nenhuma novidade, mas está ganhando força no Brasil apenas recentemente. Essa digitalização funciona de maneira simples, com os produtores criando lojas virtuais para vender as colheitas, seja o cliente uma pessoa física ou jurídica. Isso facilita a negociação e também ajuda na comercialização cada vez mais controlada, pois o comércio digital permite uma maior análise de dados.

Esse tema foi amplamente debatido durante o Dia de Campo Digital, que foi o evento realizado no dia 11 de fevereiro pela Fundação MS. Os produtores e técnicos receberam alguns dados sobre a safra no Mato Grosso do Sul, e aproveitaram para debater sobre o futuro do mercado. Os produtores concordam que as vendas digitais do agronegócio não são apenas uma tendência, mas sim uma nova forma de fazer negócio.

Apesar da crise enfrentada nos últimos meses, o agronegócio no MS conseguiu números excelentes em 2020 e registrou um crescimento de 29% no Valor Bruto da Produção (VBP). O faturamento atingiu a marca histórica dos R$ 70,9 bilhões. Isso significa que existe capital para investimento, e o varejo online pode ser um dos destinos desse dinheiro. Essa digitalização pode fazer com que o setor cresça ainda mais, principalmente pensando nos pequenos produtores.

Mais espaço para todos

O e-commerce não é uma ferramenta destinada apenas aos grandes exportadores de produtos agrícolas. Ela é uma forma também para que pequenos produtores tenham mais espaço neste mercado, principalmente pelo benefício de abrir uma loja online sem custos com o espaço físico.

Além disso, o momento parece ser ideal para o setor. Segundo a Associação Brasileira de E-Commerce (ABComm), os marketplaces voltados para alimentação estão entre os mais procurados na internet, com um aumento de 50% em 2020. A venda de hortifrútis orgânicos, vinhos e cafés especiais aparecem como os produtos que mais despertam interesse do consumidor online.

A ideia geral é que o agronegócio só exporta produtos, mas essa é apenas uma parte do mercado. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, a maioria dos produtores são pequenos e podem se beneficiar com uma loja online. A digitalização do comércio atinge diferentes setores, e aproveitar isso pode significar um resultado positivo na economia do agricultor do estado. O resultado pode ser outro recorde no faturamento em 2021.