Buscar

Vereadoras integrantes da Procuradoria da Mulher da CMNA fazem uso da Tribuna para conclamar por justiça contra pós-verdade

Elas repudiam a divulgação de informações difamatórias e caluniosas propagadas em grupos de WhatsApp e pedem punição aos culpados

Cb image default
Imagem: Leonardo Kissy / Agência 7ª Arte

Um suposto caso de zoofilia envolvendo uma parlamentar de Nova Andradina foi um dos assuntos mais comentados em grupos de WhatsApp do município nas últimas semanas e levou as três vereadoras desta legislatura, que também fazem parte da Procuradoria da Mulher, a se manifestarem na tribuna da Câmara, durante a sessão ordinária desta terça-feira, dia 22 de fevereiro.

A repercussão do caso atraiu dezenas de populares, amigos e familiares das vereadoras, que estiveram no plenário, com vestimentas pretas e faixas, demonstrando seu apoio, conclamando por justiça e pelo fim da violência contra as mulheres, não apenas no que se refere a questão física, mas a agressão moral, caluniosa e difamatória, com a finalidade de degradar a imagem pública das parlamentares.

Juntas, Gabriela Delgado, Márcia Lobo e Cida Valdez subiram à tribuna e repudiaram a divulgação e compartilhamento de informações falsas, que diziam, uma das vereadoras de Nova Andradina teria sido socorrida em um hospital da cidade em ato de zoofilia com um cachorro, tendo sido necessário sacrificar o animal.

A vereadora Gabriela Delgado afirmou que as edis tomaram conhecimento desse boato difamatório há cerca de um mês e registraram boletim de ocorrência junto à Delegacia de Polícia Civil, onde o caso segue em investigação. Ela confirmou ainda que buscaram por meio de ofícios informações nos hospitais, Corpo de Bombeiros, Samu e Centro de Controle de Zoonoses se teria tido algum tipo de atendimento dessa natureza durante o último ano até a presente data.

“Não houve nenhuma ocorrência. A história é falsa e totalmente absurda. A finalidade desta fake news, também chamada de pós-verdade, é de nos agredir, macular nossa honra e nos diminuir, e assim, nos desencorajar de participarmos da política. Ataques virtuais contra as mulheres, principalmente aquelas que ocupam cargo político são constantes. Não nos calaremos diante de atos que atentem contra a dignidade das pessoas, quem pratica este crime contra as mulheres se sente confortável, se escondendo atrás da internet”, declarou indignada e com lágrimas nos olhos, a vereadora Gabriela Delgado.

E completou dizendo que irá buscar de todas as maneiras, que essas pessoas responsáveis pela propagação de notícia falsa sejam responsabilizadas. “Toda essa situação tem nos causado dor e muito sofrimento, a nossos familiares e decidimos que não vamos nos calar. Agradecemos imensamente a todos que vieram a Câmara para nos apoiar, a todos que de longe nos mandam orações e mensagens de força, nos encorajando a lutar por justiça”, concluiu.

Para a vereadora Márcia Lobo, é muito triste e lamentável ter que vir a público explicar sobre mentiras criminosas, espalhadas por pessoas sem escrúpulos, que se dedicam a ferir a dignidade e integridade das pessoas.

“Antes de sermos vereadoras, somos mães, esposas, filhas, avós. Como não ficar chocada com este tipo de barbaridade? Somos uma figura pública e zelamos pela integridade, mas a Polícia é preparada, vai conseguir pegar o criminoso que iniciou com o boato falso, vai chegar ás pessoas que compartilharam e responsabiliza-los por isso. Estamos firmes e unidas para fazer justiça. Vamos dar um basta a essa fake News, repressão contra a mulher, principalmente na política”, destacou Marcia, agradecendo prefeitos, vereadores e vereadoras que mandaram mensagens de apoio, aos amigos que deram força e ânimo.

Cida Valdez também fez coro com as demais vereadoras no sentido de pedir aos órgãos competentes punição aos culpados, é preciso pensar que somos mulheres, sobretudo, somos mulheres, e o que tem sido veementemente ferida é a dignidade de pessoa do sexo feminino. Até quando vamos admitir tamanha agressividade a mulheres que estão no parlamento, na educação, nas ruas, na sociedade? É preciso pensar que somos mulheres e mulheres devem ter o devido respeito, pelo simples fato de serem mulheres.

Desta forma, mantém-se o movimento das vereadoras juntamente com a instituição policial à procura daqueles que iniciaram tamanha violência por meio de boatos, esperando que medidas positivas possam coadunar em favor da dignidade feminina, sabendo ainda que muitos desses tipos de atitudes acontecerão pela frente infelizmente, contudo, enquanto mulheres que estão na vereança, continuarão suas lutas diárias e demonstrando a necessidade de as mulheres unirem forças para diminuírem esses ataques, pelo simples fato de serem mulheres. Frisaram conjuntamente às vereadoras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.