Publicado em 11/02/2021 às 11:09, Atualizado em 11/02/2021 às 15:11

Vereadores defendem a reativação das atividades do Hemocentro de Nova Andradina

Assessoria de Imprensa, CMNA
Cb image default
Imagem: Divulgação / CMNA

Os vereadores Ceará do PT, Gabriela Delgado (PSB), Dr. Sandro Hoici (DEM), Wilson Almeida (PSDB) e Márcia Lobo (MDB) apresentaram indicação em conjunto durante sessão de terça-feira, 09 de fevereiro, solicitando que as atividades do Hemocentro de Nova Andradina sejam reativadas.

No documento, os parlamentares defendema realização de parceria entre o município e a Rede Hemosul, para retorno dos atendimentos no Hemocentro de Nova Andradina, com as seguintes pontuações; reforma e reestruturação hidráulica e elétrica do prédio do Hemocentro, cedência de dois funcionários em datas quinzenais, sendo um(a) enfermeiro(a) para triagem dos pacientes e dois(duas) técnicos(as) para contribuição na coleta de sangue dos possíveis doadores.

Entre outros pontos, os vereadores acrescentam ainda se há disponibilização de um médico na unidade na data e período (tempo) da coleta, o envio de enfermeiro(a) e técnicos para treinamento no Hemocentro em campo Grande, e ainda, a viabilidade de redigir um contrato de cooperação entre o município (Secretaria de Saúde) e a Secretaria de Estado de Saúde e Campanha de Coleta de Sangue.

Os parlamentares justificam que doar sangue é certamente um ato de dignidade humana, uma ação responsável que é capaz de dar, doar e salvar vidas. É importante ressaltar, que por vezes pessoas correm risco de morte devido não ter sangue disponíveis conforme a tipagem sanguínea do paciente. Nesse sentido, um banco de sangue é imprescindível para contribuir com a viabilidade de salvar vidas nos hospitais da cidade e/ou mesmo da microrregião de Nova Andradina.

Aprovada por unanimidade, a indicação foi encaminhada ao Prefeito Municipal, José Gilberto Garcia, ao Secretário Municipal de Saúde, Sérgio Dias Maximiano e à Diretora Geral da Rede Hemosul, Marli Terezinha Micharki Vavas.