Buscar

Vereadores  e  secretária  de  Educação discutem contratação de professores

A mesa diretora da Câmara Municipal de Batayporã, presidida pelo vereador Cícero Leite (PSDB) solicitou a secretária municipal de educação, Ana Maria de Almeida, explicações em relação aos procedimentos adotados para a contratação de professores para o ano letivo de 2015.  Representando a classe, foi convidado o professor Edson Zopi de Moraes, presidente do SIMTED.

Ana Maria explanou sobre os trabalhos que vem realizando, ressaltando as dificuldades encontradas. Cícero Leite juntamente com os demais vereadores questionaram a forma de como foram realizadas as contratações de professores da rede municipal. A equipe da Secretaria de Educação explicou que existem exigências a serem cumpridas, como; notas, experiências curriculares entre outros critérios profissionais, e que infelizmente, por falta de vaga, alguns não foram contratados, mas, que aos poucos estarão tentando fazer a lotação de acordo com as vagas que surgirem. 

Os técnicos da Educação ainda esclareceram que alguns profissionais não interpretaram de forma correta o edital de inscrição para convocação, no qual acarretou a não contratação de alguns professores.

O presidente da casa Cicero Leite e o vereador Cabo Máximo questionaram a secretária sobre a contratação de estagiários que estariam tomando vaga dos professores com graduação, sendo que alguns desses docentes conta com mais de 13 anos de atuação. Por sua vez, Ana Maria disse que por questões de custos estariam sendo contratados os estagiários, graduandos do curso de pedagogia, como auxiliares de salas e não como professores regentes.

Mostrando descontentamento com as referidas formas de contratações, a vereadora Jaqueline da Olaria disse que as maiorias dos contratados são de outros municípios, e que isso acaba tirando a oportunidade dos profissionais de Batayporã.

O vereador Miguel do Sindicato disse acreditar que a economia citada pela secretária é muito pequena, já que deixa de assalariar moradores do município, perdendo assim os impostos e movimentação no comercio local.A vereadora Nida Trachta, se posicionou totalmente contrária a essas contratações já que, como ex-secretária municipal de educação acredita que esses estagiários não estão prontos para assumirem tal função.

Professor Edson Zopi, presidente do SIMTED, aproveitou para saber como estão sendo encaminhadas as questões dos aumentos dos profissionais já que a data base se aproxima. Respondendo Edson Zopi, a secretária Ana Maria disse que é totalmente a favor de que se cumpra a lei nacional.

Ao término, Cícero Leite fez um balanço positivo da reunião, ressaltando que a harmonia entre as secretarias municipais e o Legislativo deve acontecer sempre, para que dúvidas sugestões e outras ocasiões possam sempre ser desenvolvidas e realizadas em prol do Município. Cícero disse também que o Poder Legislativo, sempre que necessário, cobrará explanações no que diz respeito a fatos que não sejam realizadas de forma correta.

Ana Maria aproveitou o espaço para falar dos desafios que vem enfrentando para melhorar a educação no município, dos programas adotados, as reformas das escolas e creches, entre outras ações desenvolvidas pelo Governo Municipal. (Imagens Assessoria de Imprensa/CMB)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.