Na sessão ordinária deliberativa do dia 15 de julho, a última antes do recesso parlamentar, a vereadora Gabriela Delgado (MDB) e o vereador professor Luciano Leal (Podemos) pleitearam a instalação de iluminação pública nas ruas Israel da Silva Nantes e Pedro Justo de Souza, principais acessos ao Bairro Umbaracá, em Nova Andradina.
A proposta, presente na indicação 352/2025, pede estudos técnicos para viabilizar a instalação da rede de iluminação nas vias mencionadas. De acordo com os autores, a ausência total de iluminação nesses acessos tem gerado insegurança para os moradores, principalmente no período noturno. O problema é agravado pelas características do próprio bairro, cercado por elementos que dificultam a entrada de luz externa: muros altos e vegetação densa tornam o ambiente ainda mais escuro e fechado.
Sem uma alternativa segura, muitos moradores acabam recorrendo à rodovia MS-473 (Jesus Ferreira Neves) para chegar ao bairro, uma via de tráfego intenso e velocidade elevada, o que representa risco adicional para pedestres e ciclistas.
“Além da segurança, a iluminação pública nessas ruas também representa um avanço na qualidade de vida e dignidade das famílias que vivem no Umbaracá, um bairro em expansão e com novas residências sendo ocupadas constantemente”, destaca a justificativa.
A indicação segue para apreciação do Prefeito Municipal, Dr. Leandro Fedossi, do Secretário Municipal de Infraestrutura, Moammar Muhammad El Abed, e do Secretário Municipal de Serviços Públicos, Raphael Perpétuo.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.