Buscar

Vereadores propõem medidas para o cuidado e a integração dos idosos na comunidade

Cb image default
Imagem: Agência 7ª Arte

Os vereadores Fábio Zanata (MDB) e Antônio Tomaz (PDT) propuseram duas medidas para o cuidado e a integração dos idosos na comunidade.

A primeira medida (46/2024), de autoria do vereador Fábio Zanata, propõe a aquisição de um micro-ônibus para atender o Centro de Convivência do Idoso (CONVIVER). “Este veículo será fundamental para viabilizar viagens esportivas e de recreação, proporcionando aos idosos momentos de lazer e integração social”, avalia Zanata.

Por sua vez, Antonio Tomaz sugeriu à criação do Centro Dia para o Idoso (CEDIPAI) por meio da indicação (37/2024). Trata-se de um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos e pessoas com deficiência com algum tipo de dependência, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele.

“Em inúmeras visitas que este vereador presenciou, há dezenas de casos de famílias que vivenciam esta situação todos os dias”, justifica Tomaz.

Na sua proposta, o CEDIPAI funcionará nos mesmos moldes de uma creche, de segunda-feira à sexta-feira, das 06 às 18 horas, onde os familiares poderiam deixar os seus entes e os mesmos terão um local digno e receptivo, tendo alimentação, local de descanso, acompanhamento médico, técnica em enfermagem para medicá-los conforme as prescrições médicas, televisão, atividades recreativas, etc.

As despesas decorrentes da instalação do CEDIPAI, ocorrerão por conta da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, assim como, ficam responsável pelo cadastramento. Por isso, tal indicação foi encaminhada para a análise de todos esses setores envolvidos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.