Publicado em 10/02/2020 às 09:27, Atualizado em 10/02/2020 às 13:44

Vila Amandina - Família de garotinha que vomita sangue luta por vaga em hospital do Paraná

Emanuelly Vitória da Silva Fontoura foi submetida a vários exames, mas ainda não há um diagnóstico

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Emanuelly Vitória da Silva Fontoura está à espera por vaga em hospital de Curitiba (PR) - Imagem: Cedida pela Família

A família de Emanuelly Vitória da Silva Fontoura, de oito meses, residente em uma fazenda na região de Vila Amandina, em Ivinhema, segue na luta para conseguir oferecer tratamento de saúde à garotinha que diariamente vomita sangue e que também elimina sangue junto com as fezes.

Conforme apurado pelo Nova News, que acompanha o caso, o desafio agora é conseguir uma vaga no Hospital Pequeno Príncipe, localizado em Curitiba (PR), que é um complexo hospitalar pediátrico considerado como referência no atendimento de casos de média e alta complexidade.

Segundo a mãe da criança, Veronice Gomes da Silva, de 22 anos, apesar de vários exames realizados, como endoscopia, colonoscopia e biópsias, ainda não foi possível chegar a um diagnóstico sobre qual seria a doença de Emanuelly Vitória.

Ela relata que a Secretaria Municipal de Saúde de Ivinhema e a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS) estariam tentando conseguir atendimento para a garotinha no Hospital Pequeno Príncipe, porém, até o momento, não teria ocorrido a liberação da vaga que, pelo informado, dependeria de uma central nacional de regulação.

Segundo a família, o momento é de muita expectativa para que Emanuelly Vitória possa ser atendida no hospital paranaense. “Nossa esperança é conseguir um diagnóstico preciso e, após isso, iniciar o tratamento adequado. É muito triste ver minha filha vomitar sangue e eliminar sangue pelas fezes todos os dias e não saber o que ela tem, não poder oferecer a ela o tratamento que possa resolver o problema”, afirma a mãe.

Ação entre amigos

Veronice explica que a família decidiu fazer uma rifa para ajudar nos custos com relação à saúde da filha, que necessita de leite especial, entre outros cuidados. Segundo ela, o município tem dado suporte, mas nem tudo é resolvido com a rapidez necessária devido à burocracia.

Por meio de doações, eles conseguiram um bezerro, um carneiro, uma poltrona e um ventilador, que serão sorteados no dia 29/02/2020, na programação da Rádio Ativa FM, de Ivinhema. 

O bilhete custa R$ 10,00 e pode ser adquirido pessoalmente com a família, ou por telefone / Whatsapp, sendo que, o pagamento pode ser efetuado via depósito bancário em conta a ser informada pela família no ato da compra.

Como ajudar?

Quem puder colaborar com dinheiro, comprar números da rifa ou tiver interesse em entender melhor o drama enfrentado pela família pode entrar em contato com Veronice Gomes da Silva, pelo telefone / Whatsapp (67) 9 9858-1196. No perfil dela no Facebook é possível obter mais detalhes, como depoimentos em vídeo e laudos médicos.