Buscar

Vitória no Prêmio Prefeito Empreendedor é comemorada em Nova Andradina

Roberto Hashioka destacou que mesmo diante de dificuldades econômicas, Nova Andradina  está driblando os obstáculos e mantendo-se no caminho do desenvolvimento 

Na tarde desta segunda-feira (04), às 17h, foi realizada cerimônia no auditório do Paço Municipal para apresentar as premiações conquistadas durante a etapa estadual da IX edição do prêmio “Prefeito Empreendedor”, concedido pelo Sebrae de Mato Grosso do Sul, em solenidade que aconteceu na última semana, na Capital do Estado, Campo Grande. Na oportunidade, o chefe do Executivo de Nova Andradina, Roberto Hashioka (PSDB), falou sobre a administração municipal no primeiro trimestre de 2016.

Hashioka foi consagrado como prefeito empreendedor e alcançou o primeiro lugar geral nas categorias “Melhor Projeto” e “Inovação e Sustentabilidade”, e também na categoria “Atores do Desenvolvimento”. O prefeito destacou a atuação de três secretários, Renato Pires da Silva Filho, responsável pelo planejamento e controle do município; Márcio Pereira Costa, que está a frente do Desenvolvimento Integrado; e Arion Aislan, Gestor de Finanças de Nova Andradina. Segundo o prefeito, o trabalho realizado por estas três secretários foi primordial para a conquista do prêmio.

Hashioka foi consagrado como prefeito empreendedor e alcançou o primeiro lugar geral nas categorias “Melhor Projeto” e “Inovação e Sustentabilidade”, e também na categoria “Atores do Desenvolvimento” (Foto: Germino Roz/Nova News)

Emocionado, Hashioka disse que a conquista do prêmio precisa ser compartilhada com cada um dos mais de 50 mil nova-andradinenses que lutam dia a dia para alcançar seus objetivos. “Sempre que vou a outras cidades me perguntam o que Nova Andradina tem de diferente, e eu sempre digo, é uma cidade formada por gente corajosa, por um povo empreendedor, pessoas que não têm medo de ir à luta e conquistar o seu espaço. É por isso que nossa cidade é destaque, porque mostra sua força e trabalha muito. Esse prêmio que fomos receber em Campo Grande é uma vitória de todos”, declarou.

Nova Andradina é formada por gente corajosa, por um povo empreendedor, pessoas que não tem medo de ir à luta e conquistar o seu espaço
Roberto Hashioka

O prêmio

 

O Programa de Desenvolvimento e Apoio à Industrialização do município de Nova Andradina (Prodinan) foi a iniciativa responsável pela implantação do Distrito Industrial. 

 

Com esse projeto, Nova Andradina se tornou protagonista estadual na implementação de 42 empresas, na geração de 482 empregos e na formalização da Fundação Instituto de Tecnologia e Inovação de Nova Andradina (Finova).

 

Na categoria “Atores do Desenvolvimento”, o município se tornou referência pela regulamentação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, por executar através da Secretaria Municipal de Finanças e Gestão, um programa de estímulo à criação de novos negócios e sustentabilidade das pequenas empresas. A iniciativa, que contribui para a geração de emprego, bem como melhoria dos indicadores sociais do município, também privilegia os pequenos empreendedores no fornecimento de bens e serviços à Prefeitura Municipal nas licitações de até R$ 80 mil.

O objetivo do prêmio é identificar, valorizar e disseminar iniciativas de inclusão produtiva das prefeituras de todo país e que resultem em mais empresas, empregos e cidadania. A premiação prevê ainda, que os vencedores estaduais concorram à etapa nacional em 12 categorias, inclusive a de “Melhor Projeto Nacional”, um prêmio para o melhor projeto de cada região. Além disso, os vencedores passam a integrar a Rede de Prefeitos Empreendedores e seus respectivos projetos vencedores serão disponibilizados para consulta no site do Prêmio e no Portal do Desenvolvimento Local.

Hashioka disse que a conquista do prêmio precisa ser compartilhada com cada um dos mais de 50 mil nova-andradinenses (Foto: Germino Roz/Nova News)

Balanço do primeiro trimestre

O chefe do Executivo lembrou que todos os municípios do Brasil passam por dificuldades devido à crise econômica e que essa situação deve se estender até o próximo ano. Hashioka explicou que os indicadores revelam que nos três primeiros meses de 2016, somando as receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e Imposto sobre Circulação e Mercadorias e Serviços (ICMS), o valor praticamente se iguala à arrecadação de 2015. De acordo com Hashioka, o município não teve aumento de receita do FPM e ICMS, e mesmo diante dessa situação a Administração optou por fazer a correção salarial e conceder o aumento aos funcionários públicos municipais de Nova Andradina no mês de março.

Saiba mais
  • Hashioka reúne servidores para compartilhar prêmio "Prefeito Empreendedor"
  • Prefeitos Empreendedores e Atores do Desenvolvimento serão premiados
  • Prefeito de Nova Andradina vence etapa estadual do Prêmio "Prefeito Empreendedor"

“Eu tenho dito à todos os secretários que serão momentos de muita dificuldade. Vamos ter que cortar despesas em todos os setores, teremos que diminuir custeios para honrar os salários dos servidores. A Prefeitura tem um despesa fixa, não tem como evitar o transporte escolar, o medicamento, abastecimento e manutenção dos veículos, além da contrapartida das obras para que a cidade não pare”, disse.

Hashioka declarou que a Prefeitura de Nova Andradina não possui credores além de uma conta com o INSS, que já vem de gestões anteriores, mas, que tem uma dívida com os moradores dos Bairros Guiomar Soares, Horto Florestal, Vila Beatriz e Campo Verde, que ainda não têm drenagem nem asfalto. “A Prefeitura precisa ter recursos para cumprir com seus deveres e o prefeito que está sentado na cadeira do Executivo precisa estar equacionando essa demanda, seja buscando recursos externos, dos governos Estadual e Federal, seja investindo seus recursos para contrapartida”, finalizou.  

Chefe do Executivo de Nova Andradina, Roberto Hashioka (PSDB), falou sobre a administração municipal no primeiro trimestre de 2016 (Foto: Germino Roz/Nova News)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.