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Cinco alimentos que te ajudam a enxergar melhor

CENOURAS, FOLHAS VERDES, OVOS, FRUTAS VERMELHAS E PEIXES: INGREDIENTES INDICADOS POR OFTALMOLOGISTAS PARA RETARDAR OU AMENIZAR DOENÇAS NOS OLHOS

Início de 2014, novas promessas. Entre as mais feitas (e refeitas), melhorar a alimentação. A maioria das pessoas refaz a dieta porque quer emagrecer, mas a realidade é que trocar alguns dos alimentos que você ingere todo dia pode até melhorar a sua visão. Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, de São Paulo, fez uma lista de cinco ingredientes que podem retardar o aparecimento de doenças oculares ou, também, amenizá-las.

1. Cenouras

Desde criança você deve ouvir que comer cenoura faz bem para os olhos. É verdade. O betacaroteno, um antioxidante natural, é uma das formas indiretas de se obter vitamina A, que contribui com a retina e outras partes do olho para que funcionem sem problemas, explica o médico. O mesmo vale para outros alimentos de cor laranja, como abóboras.

2. Folhas verdes

Folhas verdes é um pouco vago, então vamos restringir um pouco mais: as que têm cores mais escuras, como espinafre, couve e brócolis, têm antioxidantes que protegem os olhos e contêm também luteína e zeaxantina, ambas substâncias que contribuem para reduzir o desconforto com o bilho, melhorar o contraste e aumentar o alcance visual.

3. Ovos

Além de também ser uma fonte privilegiada de luteína e zeaxantina, a gema contém zinco, que contribui igualmente para reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade, a DMRI, diz Neves. Como os danos oxidativos à retina são um relevante fator de risco para a DMRI, esse tipo de antioxidante pode, então, prevenir danos celulares e a perda gradual da visão.

4. Frutas vermelhas e cítricas

A vitamina C, bastante presente nesses alimentos, ajuda na prevenção de doenças oculares. Por serem poderosos antioxidantes, essas frutas também impedem a progressão de doenças já instaladas, como o glaucoma, afirma o oftalmologista. Claro, não adianta comer várias amoras e esperar que a doença suma. É bom, diz o médico, consultar um especialista e se tratar.

5. Peixes

Ômega-3 e ômega-6, eis as substâncias que fazem bem aos olhos e que vêm em comidas servidas em restaurantes japoneses. Salmão, atum, truta, anchovas e cavala. Por conterem ácido graxo, atuam na prevenção da Síndrome do Olho Seco, explica Neves. Ricos também em vitaminas A, B6, B12, C, D e E, fora os minerais, os benefícios se estendem à saúde em geral.

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