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3 impactos da crise sobre a venda de empresas

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Imagem: reprodução pixabay.com

A crise da pandemia de COVID-19 mexeu com o mercado e trouxe impactos sobre a compra e a venda de empresas. Mas os números mostram que o saldo, em 2020, foi muito mais positivo do que negativo, se tornando o segundo melhor ano em transações de fusões e aquisições no Brasil.

Nas crises anteriores, o Brasil reduziu seu volume de transações entre 10% e 32%. Mas após uma queda no início da pandemia, as fusões e aquisições no país voltaram a crescer no terceiro trimestre de 2020. Alguns setores foram mais impactados de maneira negativa durante a crise, entre eles os restaurantes, linhas aéreas, hotéis, varejistas, e setor automotivo.

Por outro lado, segmentos se consolidaram e ficaram mais bem visados no mercado. São eles o de saúde, e-commerce, tecnologia, alimentação, incorporação imobiliária residencial, entre outros.

Isso abriu ainda a possibilidade de aquisição de algumas empresas de setores que foram impactadas positivamente, como o segmento de saúde, que deve permanecer buscando se fortalecer através da compra de novos negócios que contribuam para seu crescimento.

Abaixo listamos os três principais impactos que a pandemia de COVID-19 pode ter trazido aos negócios, influenciando na venda de empresas:

1. Serviços essenciais

Como citamos acima, os setores que são considerados essenciais estão, desde o início, conseguindo sobreviver, mostrando maior resiliência e, inclusive, crescendo. Empresas da área de saúde estão se modernizando e fazendo fusões e aquisições entre si para fortalecer a presença no mercado, obtendo também maior tecnologia para o atendimento rápido e adaptado à nova realidade do modelo à distância.

O uso da tecnologia também tem sido primordial para o setor alimentício. Tanto restaurantes quanto supermercados tiveram que se adaptar a um novo conceito de delivery de maneira mais acelerada que no passado. Isso também influencia na demanda por equipamentos e logística ou pelo setor de embalagens. O setor de varejo online é mais um que acabou obtendo os efeitos positivos da crise com o aumento das compras online.

Outro setor que mostrou desempenho forte foi o de equipamentos de itens esportivos, já que houve, ao longo deste último ano, restrições impostas ao uso de academias ou até espaços públicos para realização de exercícios físicos.

2. Isolamento social

Por outro lado, o isolamento social fez com que outros setores da economia fossem impactados negativamente. Muitos comércios, por exemplo, tiveram que fechar as portas por não conseguirem se manter durante a crise, em especial os não relacionados à alimentação. O turismo foi negativamente impactado com a paralisação, durante um bom tempo, de viagens, o que afetou diretamente também o setor de linhas aéreas.

3. Renda do consumidor

Como a crise também gerou impacto na renda da população, reduzindo o poder de compra, mercados que dependem de confiança e demanda de clientes foram expostos de maneira negativa. A decisão pela compra de um carro ou pela reforma de uma casa, por exemplo, provavelmente foi postergada em detrimento de outras prioridades dos consumidores para economizar dinheiro em meio às incertezas da crise. Isso impactou diretamente nos setores automotivos e de materiais de construção.

Mas como isso afeta a decisão por vender uma empresa? Se você quer aproveitar o momento da crise para colocar sua empresa à venda, aqui estão alguns cuidados que deve tomar:

● Análise inicial: Primeiro, analise se sua empresa está entre os segmentos afetados negativamente pela pandemia. Por mais que no atual momento a situação parece estar mais flexibilizada, esses setores estão sempre sujeitos à volatilidade do mercado caso haja avanço da pandemia no país.

Por isso, o desafio para essas empresas é obter capital para superar esses picos da crise, além de buscar investidores estratégicos que estejam procurando boas oportunidades a um preço razoável. Isso significa que há possibilidade de vender seu negócio, caso ele esteja passando por uma situação financeira complicada, a um preço atrativo e que faça com que investidores ou fundos focados na recuperação de empresas se interessem pelo negócio e por recuperá-lo.

● Oportunidade: Agora, se a sua empresa está do lado das que foram afetadas positivamente pela pandemia, o momento é de crescer. Isso significa procurar capital e aproveitar as demandas do mercado para uma possível venda que valorize o negócio que está em alta, ou até fusões para se fortalecer junto a outro setor que pode acrescentar valor à sua companhia.

● Planejamento: Antes de vender sua empresa, sempre lembre de fazer um passo a passo que inclui a valuation, ou seja, a avaliação sobre quanto o negócio vale, para conseguir captar as melhores oportunidades de mercado.

É sempre importante começar a preparar sua empresa desde já para que ela esteja pronta para ir ao mercado quando ele estiver aquecido. Por isso, o processo constante de valuation é essencial para que você se mantenha atualizado sobre os dados e informações que sua empresa possui, colocando tudo em dia de maneira a mostrar para os investidores, no futuro, o valor que ela tem de maneira consistente, a fim de encontrar a melhor oportunidade de venda da empresa. A Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empreendedores a prepararem suas empresas para a venda com maior valor e menor risco.

Fonte: Capital Invest - assessoria especializada em fusões e aquisições.

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