Buscar

Crédito para cooperativas do leite na agricultura familiar é liberado

Cb image default
Imagem: Arquivo / Canva

Os agricultores familiares envolvidos na cadeia do leite têm motivos para celebrar. Nesta quarta-feira, o Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar anunciou que os recursos da Faixa 1 do Plano Safra 2023/2024 já estão disponíveis para financiamento de capital de giro. O crédito será destinado às cooperativas do setor que possuem a maior parte de seu faturamento proveniente de negócios com produtores de leite associados.

A Faixa 1 é uma condição especial dentro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, na modalidade Pronaf Agroindústria. Cooperativas elegíveis para essa linha de crédito podem se dirigir às instituições financeiras operadoras do programa para apresentar suas propostas. Cada cooperativa pode acessar até R$ 20 milhões, com taxa de juros de 4% ao ano e prazo de reembolso de até seis anos, incluindo até dois anos de carência.

O financiamento está disponível em diversas instituições financeiras, incluindo o Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Sicoob, Cresol e Banrisul, entre outras.

O objetivo da medida é fornecer suporte financeiro às cooperativas de produção de lácteos, ajudando-as a auxiliar os produtores na regularização de suas obrigações com insumos e na superação de dificuldades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.