Buscar

MAPA confirma casos atípicos de “vaca louca” e situação pode impactar exportações do MS

Cb image default
O titular da Semagro, Jaime Verruck - Imagem: Subcom

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou dois casos atípicos da doença conhecida como “vaca louca”. 

Diante do cenário, o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Semagro), Jaime Verruck, explica que apesar dos casos (em Mato Grosso e Minas Gerais) o Brasil mantém sua classificação como país de risco insignificante para a doença. Segundo ele, os casos atípicos foram registrados em inspeção ante-mortem.

A partir da confirmação dos casos, no dia 03 de setembro, o Brasil notificou oficialmente à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), conforme preveem as normas internacionais. Verruck explicou que as exportações brasileiras de carne bovina seguem normais, exceto para a China.

O secretário explica ainda que a paralização das exportações para a China já impactou no preço da arroba do boi paga ao produtor.

A China é o principal parceiro comercial de Mato Grosso do Sul, e a carne bovina é o terceiro produto mais exportado pelo Estado, somando 12,8% da participação da balança comercial e com aumento de 26% em 2021.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.