Buscar

Nova Andradina: O que é o PIX? A Logos Assessoria e Contabilidade explica!

Novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas entra em atividade neste mês de novembro

Cb image default
Equipe da Logos Assessoria e Contabilidade, de Nova Andradina, detalha funcionamento do PIX - Imagem: Acácio Gomes

Neste mês de novembro de 2020 entra em atividade o PIX, que é o novo sistema de pagamentos e transferências instantâneas, gratuito para pessoas físicas, e que funciona de forma parecida com as transferências DOC e TED. Como muita gente tem dúvidas sobre esta novidade, a Logos Assessoria e Contabilidade, de Nova Andradina, esclarece o funcionamento e as vantagens da plataforma. Confira o vídeo mais abaixo!!! - precisando de assessoria de imprensa? Clique aqui e saiba mais.

Segundo o gestor financeiro da Logos, André Ortelan, uma das vantagens do PIX é que ele permitirá um acesso mais simples do que os serviços que existem até agora.

“Outro grande diferencial é que o valor passa do pagador ao recebedor de forma praticamente instantânea, inclusive em transações realizadas fora do horário comercial, como em finais de semana e feriados”, explica André.

Segundo ele, apenas em casos em que houver suspeita de alguma irregularidade, os pagamentos ou transferências podem demorar até 30 minutos para que seja efetuada uma verificação de segurança. “As transações são feitas por meio dos aplicativos dos bancos e de pagamentos para telefone celular ou pelo internet banking em computadores, o que proporciona total acessibilidade”, afirma.

Cb image default
Sistema estará disponível partir do dia 16/11/2020, para toda a população brasileira - Imagem: Reprodução

André Ortelan detalha que a velocidade do PIX se deve ao fato de que não é necessário informar todos os dados do beneficiário, ou seja, os usuários do serviço podem cadastrar chaves associadas às contas bancárias. “Com essas chaves se pode localizar o destinatário do pagamento mais rapidamente, sem que sejam necessários outros dados”, pontua.

“Essas chaves podem ser números de CPF, de CNPJ, de celular, endereço de e-mail ou um código gerado de forma específica para utilização no PIX. Ao informar a chave, o sistema já localiza o beneficiário e efetua o crédito no valor desejado”, esclarece.

Outra inovação oferecida pelo PIX é a possibilidade de geração de QR Code, que pode ser lido pela câmera do celular para fazer pagamentos. Os códigos podem ser iguais, ou seja, com o mesmo valor no caso de comércios que pratiquem preço único, ou diferentes, para venda de produtos com preços distintos.

Quando o PIX estará disponível?

Nesta terça-feira (03/11/2020), o sistema em operação experimental para um número reduzido de usuários e, a partir do dia 16/11/2020, para toda a população brasileira.

Como utilizar?

O gestor financeiro da Logos explica que os usuários do PIX podem cadastrar as chaves fazendo contato com as instituições com as quais têm relacionamento. “Podem fazer transações pelo novo sistema bancos, cooperativas de crédito, instituições financeiras de forma geral, sejam elas públicas ou privadas, bem como as plataformas de pagamento”, afirma André Ortelan.

Cb image default
Membros da Logos defendem que empresas devem aderir ao novo sistema oferecendo mais praticidade aos clientes - Imagem: Acácio Gomes

Há cobrança de taxas ou tarifas?

O sócio da Logos esclarece que o PIX é gratuito para transferências ou recebimento por pessoas físicas, mas, poderão ser cobradas tarifas caso o sistema seja usado como meio de recebimento para vendas de produtos ou serviços.

As instituições podem ainda tarifar o uso presencial ou por telefone do sistema, havendo liberdade para que as instituições procedam essa tarifação dos usuários que sejam pessoas jurídicas, ou seja, as empresas.

“Neste contexto, como cada banco será livre para tarifar as transações realizadas pelas empresas, fica a dica para que as pessoas jurídicas pesquisem quais instituições financeiras irão oferecer as taxas mais atrativas”, orienta Ortelan.

Dúvidas?

Em caso de dúvidas ou para obter mais informações sobre o PIX, a equipe da Logos se coloca à disposição. Veja abaixo como entrar em contato.

Por meio de um vídeo explicativo, o gestor financeiro André Ortelan explica de forma simples e objetiva o funcionamento do PIX. Confira:

PGlmcmFtZSBpZD0iX2p1cXdkY2NwaSIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9XdHVtODBUTENkdz9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+

Auditoria das vendas

Outro ponto destacado pela Logos é a importância das auditorias com relação às vendas realizadas pelas empresas, sejam elas por meio do PIX, do cartão de débito ou boletos.

“Falta de repasse das vendas a cartão, repasses a menor e descontos de taxas que não estão especificadas no contrato são fatores que podem acarretar amargos prejuízos às empresas”, destaca André.

E completa: “Como a conciliação das vendas a cartão envolve alguma complexidade, nossa recomendação é que os empresários fiquem atentos a esta questão e, se precisarem de ajuda, a equipe da Logos é especializada em auditoria dessas vendas para rastrear possíveis inconsistências”, afirma André.

Logos Assessoria e Contabilidade  

Cb image default
Sócios da Logos Assessoria de Contabilidade: André Ortelan, Fábio Selhorst e Renan Costa - Imagem: Acácio Gomes

Atuando em Nova Andradina desde 2015, a Logos é especializada em contabilidade, assessoria, gestão financeira, auditorias em vendas a cartão, auditorias em pagamentos de impostos, planejamento tributário, e, neste contexto, oferece atendimentos a pessoas jurídicas em geral, aos microempreendedores individuais (MEI’s) e também às pessoas físicas, com serviços e soluções para as mais diversas demandas.

Contato

Para saber mais, visite a Logos Assessoria e Contabilidade, que fica na Rua Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 1.321, próximo à Farmais, no centro de Nova Andradina, telefone / WhatsApp (67) 3441-5336, acompanhe as redes sociais Facebook e Instagram, acesse o site ou entre em contato via e-mail: [email protected]. A Logos também conta com um canal do YouTube, onde são publicados vídeos informativos. (Com informações da Agência Brasil / EBC).

Cb image default
Logos Assessoria e Contabilidade fica no centro de Nova Andradina, ao lado da Farmais - Imagem: Acácio Gomes

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.