Buscar

Atleta de Batayporã conquista medalha de ouro no Parapan de Lima

Jogos terminaram no último domingo (01)

Fotos: Comitê Paralímpico Brasileiro

Cb image default

A atleta natural de Batayporã, Gleyse Priscila Portiolli Henrique, conquistou a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, disputando pela equipe de Goalball. Os jogos se encerraram no último domingo (01), e o Brasil retornou da competição com sua melhor campanha da história.

Com apenas 10% da visão, a jovem de Batayporã começou a se destacar no interior do Paraná, há quase 15 anos, quando se mudou para Maringá onde estudava. Por intermédio de amigos ela conheceu o Goalball, um esporte praticado exclusivamente por deficientes visuais. Logo, a atleta começou a se destacar e não demorou muito para ser convocada para a Seleção Brasileira.

Entenda o Goalball

O Goalball é um esporte praticado exclusivamente por deficientes visuais. A modalidade foi criada pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, em 1946, com o objetivo de reabilitar soldados da Segunda Guerra, que perderam a visão. Cada time conta com três atletas titulares e três reservas, que são ao mesmo tempo arremessadores e defensores.

A bola tem um guizo no seu interior, que emite sons para orientá-los. A quadra tem as mesmas dimensões da de vôlei, onde é colocado um gol de nove metros de largura em cada ponta. Como em outros esportes, vence a competição a equipe que marcar mais pontos.

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.