Publicado em 27/09/2021 às 07:28, Atualizado em 27/09/2021 às 17:43

Bruno Henrique, Dudu e Bruno Guimarães: as ausências da seleção de Tite

Técnico chamou 25 jogadores para rodada tripla das Eliminatórias, contra Colômbia, Venezuela e Uruguai, entre os dias 7 e 14 de outubro

Redação Nova News,

A Copa do Mundo do Catar se aproxima. No fim do próximo ano, as melhores seleções do mundo estarão em campo atrás do troféu mais cobiçado do mundo. O Brasil é uma das favoritas segundo a expectativa em sites como bet365 futebol, ao lado de outras seleções, como Argentina, França, Itália, Bélgica e Espanha. Mas, até a Copa, a seleção precisa passar pelas Eliminatórias.

O Brasil tem um caminho tranquilo até aqui. Lidera com folga e a vaga no Mundial está praticamente garantida. Mas a torcida brasileira, e isso inclui comentaristas, apresentadores e ex-jogadores de futebol, não está satisfeita com o rendimento do grupo comandado por Tite até aqui. As críticas aumentaram ainda mais após a derrota para a Argentina, na final da Copa América disputada em casa.

O futebol pobre ofensivamente e a ausência de repertório têm sido as principais críticas à equipe. Os problemas, segundo os comentaristas, está na convocação de Tite. Isso se refletiu mais uma vez depois que o técnico chamou 25 jogadores para a rodada tripla das Eliminatórias, contra Colômbia, Venezuela e Uruguai, entre os dias 7 e 14 de outubro.

Tite manteve o critério que tem adotado até aqui, preservando jogadores que já estão no grupo há algum tempo. Jogadores que não puderam atuar na última rodada, sobretudo os ingleses, como Fred, Thiago Silva, Alisson e Gabriel Jesus, por causa da pandemia, a lista deu o que falar entre os analistas da imprensa brasileira. A ideia de que cada brasileiro tem uma seleção está cada vez mais firme.

Ídolo do Corinthians e apresentador de TV, Neto usou seu espaço para criticar as opções de Tite. “Não convocar o Dudu (Palmeiras) e o Bruno Henrique (Flamengo) e chamar Fred e Raphinha? Você não é o Tite que eu conheci. Você não é o Tite do Corinthians. É o Tite da CBF, que nem tem presidente”, disse o apresentador do programa Os Donos da Bola.

Raphinha, do Leeds United, ainda não entrou em campo, mas tem sido chamado por Tite. Já Fred, do Manchester United, é presença constante nas listas, ainda que o futebol apresentado pelo volante seja sempre irregular com a amarelinha. Na última rodada, dois jogadores alternaram no time titular: Bruno Guimarães, do Lyon, e Gerson, do Olympique de Marselha.

Gerson, ex-Flamengo, está na lista, mas Bruno Guimarães ficou de fora. Na internet, muitos torcedores questionaram a ausência do atleta, campeão olímpico nos Jogos de Tóquio. "Bruno Guimarães não ser convocado é um absurdo, é simplesmente um dos 11 nas próximas 3 copas. Sinceramente, o Tite às vezes me desanima demais", disse um internauta no Twitter. "Devolvam nossa seleção. Aguentar Fred não dá, e o Bruno Guimarães voando no Lyon", comentou outro na mesma rede social.

Quem também lamentou ausências na seleção foi o ex-jogador Vampeta, campeão do mundo em 2002. “Eu botaria o Bruno Henrique, que não é nenhum absurdo não ir. Gostei da manutenção do Gerson, a ida do Edenílson, já merecia há muito tempo. O que me surpreendeu foi o Bruno Guimarães, que foi titular e não veio”, disse Vampeta durante participação na programação da rádio Jovem Pan, onde é comentarista.

Confira a lista completa de Tite:

Goleiros

Alisson (Liverpool)

Ederson (Manchester City)

Weverton (Palmeiras)

Laterais

Danilo (Juventus)

Emerson (Tottenham)

Alex Sandro (Juventus)

Guilherme Arana (Atlético-MG)

Zagueiros

Militão (Real Madrid)

Lucas Veríssimo (Benfica)

Marquinhos (PSG)

Thiago Silva (Chelsea)

Meio-campistas

Casemiro (Real Madrid)

Edenilson (Internacional)

Everton Ribeiro (Flamengo)

Fabinho (Liverpool)

Fred (Manchester United)

Gerson (Olympique de Marselha)

Lucas Paquetá (Lyon)

Atacantes

Antony (Ajax)

Gabigol (Flamengo)

Gabriel Jesus (Manchester City)

Matheus Cunha (Atlético de Madrid)

Neymar (PSG)

Raphinha (Leeds)

Vinicius Júnior (Real Madrid)