Publicado em 26/03/2020 às 06:15, Atualizado em 26/03/2020 às 11:28

Campeonato Brasileiro 2020: o que podemos esperar deste espetáculo este ano?

Redação Nova News,
Cb image default
Foto: Pixabay

A 64° edição do Brasileirão já começou a toda, e vai até dezembro deste ano. Ao todo, 128 clubes estão participando em categorias diferentes, divididas entre Séries A, B, C e D. É importante lembrar que o sistema de competição das duas primeiras séries acontece através dos pontos corridos, onde existe sempre jogos de ida e de volta entre todos os participantes

Por esse motivo, quem fizer a maior pontuação no final leva para casa o título do ano. Atualmente, São Paulo é o estado que tem mais times competindo dentro das quatro séries do Brasileirão, com um total de 15 times.

Logo em seguida vem o Rio Grande do Sul, com 9 times espalhados entre as divisões. Em terceiro lugar estão empatados Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, cada um com oito times divididos nas quatro Séries.

Valendo a classificação para outros campeonatos

Dentro da Série A, depois das 38 rodadas do campeonato, e dependentemente da posição em que estiverem, alguns times vão ser classificados para outros campeonatos maiores, como a Copa Sul-Americana e a Libertadores. Funciona assim: os quatro primeiros times vão para a Libertadores, classificados para a primeira fase, e os próximos dois vão para a segunda fase da Copa Libertadores da América.

Os jogos de futebol brasileiro da Série A também valem para a Sul Americana, onde se classificam os times que conseguiram ficar entre o sétimo e décimo segundo lugar. Os quatro últimos posicionados na tabela são rebaixados para a Série B no próximo ano.

Este ano, a grande novidade é a classificação do time Red Bull Bragantino. Há mais de 20 anos o Bragantino não subia, sempre sambando entre as séries inferiores, mas depois da mudança de direção e a conquista da Série B ano passado, o time volta depois de anos para disputar o grande título.

Bragantino subiu, mas o Cruzeiro foi rebaixado pela primeira vez na história inteira do Clube. Quatro vezes campeão Brasileiro, o Cruzeiro está em uma situação extremamente complicada nos últimos tempos. Este é um ano que promete muito no mundo do futebol, com times cada vez mais competitivos, mudanças de diretoria e muito mais.

Flamengo, o campeão de 2019

No ano passado, quem levou para casa a taça do Campeonato Brasileiro foi o Flamengo, corando uma excelente temporada para a equipe rubro negra. Além disso, eles levaram para casa outras competições, e quase foram campeões mundiais.

Infelizmente, para o time da Gávea, eles acabaram perdendo o último jogo do Internacional de Clubes e ficaram na segunda posição. Este foi o sexto Brasileiro da Equipe, que está sob nova direção, e vem com tudo para este ano, preparado para disputar severamente pela taça mais uma vez.

Seja qual for seu time, assistir a jogos de futebol brasileiro sem fazer uma fezinha é quase um sacrilégio. Este é um ano que promete muito, e estamos todos ansiosos para ver as disputas colossais que nos aguardam ao longo de um 2020 cheio de surpresas, sejam elas boas ou ruins.