Publicado em 12/04/2022 às 06:34, Atualizado em 12/04/2022 às 11:38

Campeonato Sul-Mato-Grossense deve ter muita emoção em suas últimas rodadas

Redação Nova News,

Faltam três rodadas para o fim do hexagonal final e em menos de duas semanas saberemos quem será o campeão sul-mato-grossense de 2022. A disputa está acirrada entre o Operário de Campo Grande (que lidera o campeonato), o Naviraiense de Naviraí (que está em segundo lugar) e o Costa Rica (que está em terceiro lugar). Costa Rica e Naviraiense estão empatados em número de pontos e o time de Naviraí ocupa a segunda posição na tabela apenas porque tem mais gols marcados que o time de Costa Rica. Ambas as equipes estão apenas dois pontos atrás do Operário, que lidera a disputa. Quais são as perspectivas de cada time nas rodadas finais do campeonato estadual? É sobre isso que nós da Betsonly, onde você encontra uma lista completa de sites que oferecem jogos valendo dinheiro de verdade, falaremos hoje.

O Operário, de Campo Grande, é o principal clube do futebol sul-mato-grossense e também o primeiro e maior campeão do campeonato estadual. O clube, fundado em 1938, venceu onze vezes o campeonato sul-mato-grossense, além de ter vencido quatro vezes o campeonato mato-grossense (e ter dominado o futebol daquele estado na segunda metade da década de 1970) antes que o estado do Mato Grosso do Sul fosse criado em 1979. Apesar de toda essa tradição, a equipe não vence um campeonato estadual desde 2018. Nos últimos três anos, o Operário até conseguiu chegar as fases finais do campeonato, mas em nenhuma delas, chegou perto de vencê-lo. Sendo que, sua melhor posição nesses anos foi um terceiro lugar conquistado em 2021. Agora, o time lidera o hexagonal final com 15 pontos, três a frente do segundo e do terceiro colocado. Contudo, a equipe havia passado três rodadas sem vencer, até quebrar essa sequência negativa com uma vitória, nesse último domingo, justamente, contra um dos seus principais rivais na disputa pelo título, o Naviraiense. A vitória deu fôlego ao time campo-grandense. Até porque, isso significou que o “Galo” venceu o time de Naviraí nos dois turnos do hexagonal final. A vitória também significou a manutenção da liderança. Já que um empate ou uma derrota significaria, seguramente, a perda da liderança do campeonato a três rodadas do seu final.

O Naviraiense, segundo colocado na tabela com 13 pontos, busca seu segundo título estadual. O clube, fundado há apenas 16 anos, venceu a disputa apenas uma vez, há quase 13 anos atrás, em 2009. Nos anos seguintes, a equipe de Navirái, passou perto de vencer o estadual por diversas vezes, sem nunca lograr êxito. Até que em 2017, o clube pediu licença das competições profissionais promovidas pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul e desistiu da disputa do campeonato estadual do ano seguinte, devido à falta de condições financeiras para disputar a competição. O clube voltou à ativa em 2021, vencendo a segunda divisão do Campeonato Sul-Mato-Grossense e subindo, de volta, para a primeira divisão. Esse ano, de volta a elite do futebol do estado, a equipe fez uma boa campanha na primeira fase e no hexagonal final vinha de três vitórias e um empate nas últimas quatro rodadas, antes de sofrer a derrota de 1 a 0 para o Operário, no último domingo. O time ainda pode sonhar com a taça, porque das três últimas partidas que ainda tem para disputar no campeonato estadual, duas são contra equipes já “eliminadas” da disputa (o SERC e o Aquidauanense). Além disso, o Naviraiense enfrentará o Costa Rica na última rodada. Em jogo que pode, muito bem, valer o título do Campeonato Sul-Mato-Grossense.

O Costa Rica é o atual campeão sul-matogrossense e além de defender o título, tenta conquistar a segunda taça estadual de sua história. O clube, assim como o Naviraiense, é bastante jovem e foi fundado há apenas 17 anos. Após a sua fundação, em 2004, a equipe passou apenas dois anos na segunda dvisão estadual até conseguir o acesso para a primeira divisão, em 2006, de onde não saiu mais. Nesse período, o time chegou perto de conquistar o campeonato estadual em 2008, quando terminou em terceiro lugar. Em 2011, o clube se licenciou das competições profissionais promovidas pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul e só voltou às atividades em 2013. Nesse mesmo ano, a equipe terminou em segundo lugar na segunda dvisão estadual, sendo promovida à Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Em 2021, o time foi o que fez melhor campanha na primeira fase do campeonato estadual e também liderou a disputa do hexagonal final, se sagrando campeão com 25 pontos, 5 a mais que o segundo colocado, o Dourados. Esse ano, o Costa Rica também fez, com folgas, a melhor campanha da primeira fase e agora luta para vencer o hexagonal final. A equipe vem embalada por duas vitórias nas últimas duas rodadas, incluindo, uma goleada de 5 à 1, contra o Dourados no último domingo. Nas últimas três rodadas do Campeonato Sul-Mato-Grossense, o Costa Rica tem partidas fundamentais contra seus dois concorrentes diretos na luta pelo título, o Naviraiense e o Operário. Esse último, inclusive, será enfrentado, em casa, na próxima quarta-feira, 13 de abril. Uma vitória nesse confronto é fundamental se o “Cobra do Norte” ainda que continuar sonhando com o título.