Publicado em 30/03/2022 às 20:00, Atualizado em 31/03/2022 às 12:43

Esportes de precisão: tudo o que você precisa saber antes de começar!

Redação Nova News,
Cb image default
Foto de SHVETS production no Pexels

O universo esportivo aumenta cada vez mais. Vez ou outra sempre temos alguma nova modalidade. Além disso, alguém em algum momento sugere uma nova classificação de jogos para melhor organizar o trabalho, a diversão e a torcida. Esse é o caso, por exemplo, dos esportes de precisão.

Neste artigo iremos te contar tudo o que precisa saber para iniciar nesse ramo. Praticar esportes sempre é uma ótima iniciativa para melhorar a qualidade de vida. E aqui te mostraremos algumas modalidades onde você pode se desenvolver.

O que são os esportes de precisão?

Chamamos com esse nome uma categoria específica no mundo dos esportes. Ou seja, são várias modalidades, mas que classificamos como esportes de precisão por algumas características que, como veremos, eles têm em comum. E é justamente por se tratar de um termo para dizermos de vários tipos de esportes, que não temos uma história única dessa classificação. O que nos chega é, pois, a história de cada modalidade, como surgiu, seu país, anos, etc.

De modo bem geral, essas modalidades que aqui chamamos de "esportes de precisão" possuem esse nome porque têm como objetivo arremessar, lançar ou mesmo bater em algum objeto que, por sua vez, precisa acertar um alvo específico.

Em outras palavras, é necessário que o jogador aqui tenha algumas habilidades. Elas irão ajudar no momento em que precisar ser muito preciso numa jogada. Mas, se o seu caso for se uma habilidade mental, não há problemas. Pode ser que se interesse pelo ramo de apostas online, entre outras coisas. Se esse for o caso, vale a pena conferir o site da 22Bet e se informar de como tudo isso funciona.

O que é preciso para os esportes de precisão?

Como você já deve ter percebido, a primeira coisa para que um jogador seja muito preciso num jogo é a concentração. Sem dúvidas, quem consegue se concentrar melhor se desenvolve muito mais nesse ramo do esporte. Mas também outras coisas são necessárias. São elas: força física, resistência corporal, velocidade e habilidades motoras.

Como funciona esse tipo de esporte?

Basicamente em cada uma das modalidades alcança a vitória aquele jogador que utilizar o menor número de tentativas e conseguir acertar o alvo. Por isso, ter boa pontaria nesse caso é muito bom para um jogador desse tipo. O controle do objeto e da mente, ao mesmo tempo, é essencial também no momento em que arremessa ou lança algo até o alvo.

Uma característica bastante interessante nesses esportes é que podem ser competidos por atletas sozinhos nas partidas ou mesmo em grupos. Contudo, não há uma interação direta entre os lados que estão competindo. Se o jogador não conseguir acertar o alvo de maneira completa, vence aquele que mais se aproximar dele.

Modalidades para você praticar!

Para que você entenda ainda mais do que estamos falando, e também para que se anime em entrar no mundo dos esportes de precisão, aqui vão alguns exemplos:

Bocha

Bochas são pequenas bolas feitas de madeira, mas também podem ser de resina sintética. O objetivo é lançar as bochas para ficar o mais próximo possível do bolim, que é a bola menor jogada no início para ser o alvo do jogo. Essa modalidade pode ser praticada em quadras abertas, mas em fechadas também.

Croquet

Esse é um jogo muito elegante. E é disputado entre dois, quatro ou até seis jogadores. Cada um em sua vez precisa golpear as bolas para fazê-las passar pelo alvo. Este, aqui neste caso, são pequenos aros de ferro ou madeira fincados no gramado onde acontecem as partidas.

Golfe

Dessa modalidade com certeza você já ouviu falar. Talvez esta seja um pouco mais elegante ainda que o Croquet. E é claro, exige muita precisão de cada jogador. Praticado em campos de grande extensão, esse esporte conta geralmente com um jogador em cada equipe. Cada um tem por objetivo acertar a bola, com um taco, num buraco. Contudo, no que se refere ao número de competidores, é comum também duas ou até mesmo 4 pessoas por equipe.

Curling

Uma maneira muito boa de praticar esporte e criar resistência física. Talvez você já tenha visto essa modalidade em alguma olimpíada de inverno, pois ela é bem famosa. Trata-se de um esporte coletivo que acontece em uma pista de gelo. O objetivo dos jogadores é acertar a pedra de granito maciço no alvo que se encontra no final da pista. Cada jogador ainda possui um instrumento para esfregar no gelo. Isso ajuda no refreamento da pedra lançada.

Boliche

O último que queremos te apresentar é essa maravilha que diverte tantas pessoas. O boliche é muito jogado por pessoas amadora, apenas como passatempo. Mas também se trata de um esporte de precisão. Basicamente cada jogador precisa lançar uma bola pesada sobre um piso de madeira. O objetivo aqui é acertar os pinos que ficam no final desse piso.

Enfim, como já deve ter percebido, essa categoria é uma grande oportunidade de praticar e se divertir. Quem sabe você mesmo decida se aventurar em alguma delas. Aposto que irá adorar mais a cada partida!