Publicado em 15/05/2019 às 13:12, Atualizado em 15/05/2019 às 17:48

Só elas no pedal: Mulheres reservam “Dia das Mães” para desafio em Nova Andradina

O último domingo (12) foi de desafio para mães e filhas que são apaixonadas pelo ciclismo

Luciene Carvalho, Redação Nova News
Cb image default
 Mais de 40 mulheres participaram do desafio - Foto: Divulgação

O dia foi de exclusividade apenas para as mulheres que gostam de pedalar em Nova Andradina. Até mesmo quem nunca percorreu grandes percursos, resolveu aceitar o convite e participar do “1º Desafio Dia das Mães”, realizado no último domingo (12).

Cb image default
Três gerações se juntaram no desafio para comemorar Dia das Mães - Foto: Divulgação

A aposentada Maria Guilera, de 64 anos, foi uma das competidoras que deu um verdadeiro exemplo de determinação na competição. Ao lado da filha Nágela Gisele Cruz, 35, e a da neta Rafaela Cruz da Silva, 14 - que já competem há cerca de um ano - ela pedalou do começou ao fim os 15 quilômetros que resolveu encarar no desafio.

“Maior alegria não poderia haver. Para ela, foi uma experiência única em que achou que não conseguiria realizar”, diz Nágela ao falar que a mãe era acostumada apenas a pedalar curtíssimos trechos dentro da cidade. “Trata-se de uma comemoração que teve um gosto ainda mais especial em ter nossas três gerações ali reunidas”, pontua a ciclista.

O sorriso no rosto confirmando o desafio vencido não poderia deixar de ser motivo de comemoração também para a organizadora do evento, Lucimara Fernandes Gonçalez. “Tudo saiu como esperávamos e foi muito bom ver mães e filhas participando, e até mesmo iniciantes ganhando troféu. Estaremos sempre promovendo atividades voltadas para o ciclismo para poder incentivar a todos”, expôs.

A ideia do desafio, segundo a organizadora, surgiu após o início do ano, quando foi montado um grupo no WhatsApp para serem marcados os pedais e, consequentemente, foi observada a quantidade de mulheres iniciantes no ciclismo. “Com a chegada do Dia da Mulher, tivemos a ideia de fazer um pedal em homenagem à data que foi apenas um passeio nas vias urbanas do município. O resultado foi muito satisfatório, pois arrecadamos vários brindes para as participantes”, relata Lucimara.

“A partir dai amadurecemos mais a ideia de fazer um pedal com um maior número de mulheres ciclistas, incentivando cada uma com o lema “Treino para todas as mulheres da região que buscam desafiar a si mesma, saindo da sua zona de conforto”, e assim surgiu o 1º Desafio dia das Mães com o objetivo de reunir o maior número de mulheres para o evento”, conta a organizadora.

Com tudo esquematizado, Lucimara diz que começaram os preparativos com a arrecadação de brindes, ‘comes e bebes’ para as participantes e ainda foi montado um grupo nas redes sociais. “Tivemos o apoio também de várias empresas que apoiam o ciclismo de Nova Andradina, junto ao Bike Clube Pata de Onça que nos deu vários suportes para o evento. Foi fundamental a participação dos esposos e amigos, pois o intuito era reunir o maior número de mulheres para pedalar. Ao todo, a participação foi de mais de 40 ciclistas feminino e mais de 20 apoiadores no percurso, todas receberão medalhas de participação e as cinco primeiras colocadas ganharam troféus, além ainda que teve sorteio de brindes e finalizamos com um coffee break”, destaca Lucimara.