Buscar

Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti envolvem comunidade escolar

Escolas Municipais Antônio Joaquim de Moura Andrade e Mundo da Criança reforçam ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya

Passeata promovida pela Escola Antônio Joaquim de Moura Andrade envolve alunos da Educação Infantil (Imagem: Thiago Odeque/PMNA)

Para envolver os estudantes no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, o Centro de Controle de Zoonoses e a Secretaria Municipal de Educação, através das Escolas Municipais Mundo da Criança e Antônio Joaquim de Moura Andrade, encabeçaram na última semana, ações educativas abordando os hábitos cotidianos de prevenção às tríplices doenças.

Na Escola Mundo da Criança, o biólogo, entomólogo e pesquisador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Jhoy Alves Leite, reforçou a importância do envolvimento de todos no combate às doenças. “As crianças podem e devem realizar ações de prevenção e fiscalização, sendo nossos aliados na difusão atitudes de limpeza e organização das residências, comércios, escolas e todos os locais que devemos manter sem água parada”, frisou. A ação, também foi acompanhada pelo técnico do CCZ, Paulo Moreira.

“A Secretaria de Educação é nossa parceira, contribuindo de forma efetiva nas ações educativas de combate ao mosquito Aedes aegypti”, reforçou a Coordenadora de Controle de Vetores de Nova Andradina, Joelma Correa. A iniciativa também tem o reconhecimento da coordenação escolar. “É proveitoso quando proporcionamos aos alunos momentos de conscientização e, mais ainda, de interação. Com uma linguagem clara e direta, os alunos aprendem e disseminam o que adquiriram de conhecimento”, ressalta a Coordenadora Lidiane Breguedo.

CCZ desenvolveu ação educativa na Escola Mundo da Criança (Imagem: Thiago Odeque/PMNA)

Quem também aderiu às mobilizações que reforçam o combate às tríplices doenças foi a escola Antônio Joaquim de Moura Andrade, com passeata de conscientização que reuniu educadores e alunos da Educação Infantil. A atividade foi coordenada pela diretora Liliane Bertoldi. “As crianças têm facilidade de multiplicar o que aprendem, além de desempenharem na família, papel de fiscalização. São importantes aliados da escola nesse processo”, reforça a gestora da unidade escolar.

Ações integradas 

 

A Secretaria de Saúde informa que o município lidera importantes ações de conscientização e combate ao mosquito transmissor das doenças. Segundo o secretário Silvio Senhorini, além de implantar o Disque-Dengue, Nova Andradina também instituiu o Comitê Municipal de Combate ao Aedes Aegypti.

Neste contexto, se integram à iniciativa, a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, a Acina, o Núcleo Regional de Saúde, Vigilância Sanitária, CCZ, Procuradoria-Geral do Município, Assessoria do Executivo, Coordenadoria Geral de Comunicação Institucional e Polícia Militar, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Serviços Públicos, Finanças e Gestão, Educação, Cultura e Esporte e Cidadania e Assistência Social. “O prefeito Roberto Hashioka tem buscado assegurar mecanismos eficientes para que toda administração atue em sinergia no combate às doenças”, ressaltou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.