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Agepan orienta consumidores sobre solicitações nos serviços de energia

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan), conta com um canal direto de comunicação, a “ouvidoria”.  Esse setor é responsável por acolher as solicitações , reclamações, críticas, denúncias, sugestões, e prestar informações. A Agepan está orientando os consumidores que buscam a agência para atendimento referente a energia elétrica, que passa por mudança. Atividades antes descentralizadas, estão sendo feitas diretamente pela Agência Nacional de Energia Elétrica, à qual a Agepan é conveniada. A mudança, estabelecida pela Aneel, tem caráter temporário, conforme a agência federal, e decorre do contingenciamento orçamentário da União para 2016.

“Antes de encaminhar sua reclamação à Ouvidoria, o usuário deve, primeiramente, sempre procurar a empresa concessionária. Essa orientação continua. O que muda é que neste ano, temporariamente, o atendimento de ouvidoria da agência reguladora está sendo feito diretamente na Aneel e não mais aqui na Agepan”, explica a ouvidora Cristiane Leite. “Aquele usuário que não conseguiu a solução de seu problema na concessionária e que nos procura, está sendo devidamente orientado sobre todos os meios que ele tem disponíveis para esse atendimento”.

Imagem: Divulgação/Assessoria 

Procedimentos

Para fazer uma solicitação, o consumidor de energia pode usar o principal canal de atendimento, que é o telefônico: 0800 727 0167, ou diretamente pelo número 167.

Se o interesse for registrar a reclamação utilizando a internet, é preciso acessar o site www.aneel.gov.br e clicar em “Fale Conosco”. O site também oferece a opção de “Sistema de Atendimento on-line via Chatcom o atendente. Existe, ainda, a possibilidade de registrar uma reclamação através do preenchimento do formulário.

Outros serviços

Além da energia elétrica, a Agepan regula e fiscaliza os serviços de transporte intermunicipal de passageiros, gás canalizado e saneamento básico nos municípios atendidos pela Sanesul. Existindo dúvidas quanto a prestação desses serviços, o usuário pode entrar em contato diretamente com a agência estadual, por meio do telefone 0800 600 0506. O atendimento também está disponível no site www.agepan.ms.gov.br, que possui as informações necessárias a respeito de todos os assuntos, inclusive as legislações específicas.

Imagem: Arquivo/Nova News

Problemas constantes que afetam a região de Nova Andradina 

Como vem sendo acompanhado pela equipe do site, durante o ano de 2015, o fornecimento de energia elétrica da região foi afetado com vários apagões. No mês de fevereiro do ano passado, Nova Andradina e outras cidades ficaram sem o serviço por volta de 06h seguidas. 

A causa do problema seria o seccionamento na transmissão, ocasionado pelo rompimento de cabos. No dia 24 de novembro, a região central de Nova Andradina ficou por mais de 04h sem energia elétrica.

No dia 14 de dezembro, outra interrupção deixou a região sem energia por mais de 05h, causando transtornos e prejuízos à população, comércios e indústrias. 

Desta vez, a queda de torres de transmissão seria o motivo do problema. Em 19 de dezembro, Vários moradores de um quarteirão do Bairro Irman Ribeiro, em Nova Andradina, entraram em contato com Nova News para denunciar o que eles qualificaram como ‘descaso’ por parte da concessionária Energisa, responsável pelo fornecimento de energia elétrica. Segundo eles, várias famílias ficaram por mais de 15h sem energia elétrica.

Em uma das casas, uma mulher disse que ocorreu um curto circuito, que teria provocado um princípio de incêndio. Uma equipe do Corpo de Bombeiros teria sido acionada, porém, as chamas foram controladas por populares. Além dos apagões, funcionários da Energisa paralisaram atividades por alguns dias a fim de pedir melhores condições de trabalho.

Na cidade de Nova Andradina, o vereador Vicente Lichoti (PT) e, em Batayporã, os vereadores Miguel do Sindicato (PSD) e Jaqueline da Olaria (PSD), realizaram recentemente a coleta de assinaturas junto à população, solicitando ao Ministério Público Estadual (MPE) a abertura de uma ação civil pública com pedido de liminar para a defesa coletiva dos consumidores de energia elétrica.

Renato e Nenão na Energisa

Na última quinta-feira (03), o deputado estadual Renato Câmara (PMDB) e os vereadores Nenão (PMDB) e Robertinho Pereira (PMDB) de Nova Andradina, participaram de uma reunião com a Energisa para discutir o serviço de distribuição de energia na região de Nova Andradina.  De acordo com a empresa, as condições climáticas e a conservação da linha de transmissão que abastece Nova Andradina são apontadas pela Energisa como os motivos para as longas interrupções no fornecimento de energia elétrica na cidade. A concessionária se comprometeu a adiantar o prazo para as adequações.

Imagem: Divulgação/Assessoria 

A pedido de Renato Câmara, a direção da Energisa firmou o compromisso de inaugurar a nova linha de transmissão, que vai abastecer Nova Andradina, já em abril. Segundo o gerente técnico da empresa, Marcelo Vinhais, a atual linha de transmissão que passa pela cidade é antiga e as recentes chuvas e temporais a danificaram. Ainda segundo o gerente, a cidade contará com duas linhas de transmissão de energia, a nova será a via principal e a antiga não será desativa, podendo ser utilizada em casos de falhas na primeira.

Nos dias 12 e 13 de fevereiro, algumas regiões de Nova Andradina ficaram por cerca de 14 horas sem energia. Oscilações no fornecimento, no entanto, iniciaram no ano passado. Por conta do longo período sem energia, profissionais que trabalham no ramo alimentício perderam a produção de seus produtos que estragaram pela falta de refrigeração e vários moradores tiveram aparelhos queimados. (Com informações da Assessoria do Renato Câmara e Notícias MS)

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