Buscar

Agepen alerta familiares de internos para o "golpe da covid-19"

Caso já foi repassado à Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Gisp) para apurações

Cb image default
Imagem: Arquivo / Nova News

Familiares de reeducandos entraram em contato com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) informando que pessoas estão telefonando, se identificando como advogados, e solicitam dinheiro para que seja feito acompanhamento do interno que estaria com Covid-19.

Conforme denúncias repassadas por familiares de custodiados na Penitenciária de Regime Fechado da Gameleira, a pessoa se identifica como advogado e cobra um valor de R$ 500,00 para fazer o acompanhamento e levar mantimentos para o detento que estaria com a doença, e que o presídio não estaria repassando essa informação.

As informações e serviços prestados nas unidades prisionais são totalmente gratuitos e em hipótese alguma a equipe da penitenciária solicita auxílio financeiro ao familiar.

Um fato curioso é que, nos casos apresentados nas denúncias, os reeducandos sequer estavam realmente em tratamento contra a doença.

A Agepen destaca que em todos os casos identificados de Covid-19, o familiar cadastrado do custodiado é informado pela equipe do presídio, num prazo de até 24 horas após a confirmação. A Penitenciária da Gameleira e os outros maiores presídios de regime fechado do Estado também contam com o Disk-Covid para informações sobre o assunto.

Além disso, é permitido que o próprio familiar cadastrado com a carteirinha de visitante leve os materiais permitidos ao interno até o estabelecimento penal, não necessitando de intermediários para isso.

Outra questão importante é que, mesmo com a suspensão das visitas presenciais, os familiares podem agendar a visita virtual para terem contato com o preso.

O caso já foi repassado à Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (Gisp) para apurações devidas.

Os relatos até o momento se concentram em contatos feitos com familiares de custodiados na Penitenciária da Gameleira.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.