Buscar

Agosto registra níveis críticos de umidade e acende alerta de cuidados com a saúde

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Assim como ocorreu no começo do mês passado, Mato Grosso do Sul tem figurado entre na lista de lugares mais secos do País. No domingo (01), por exemplo, a nossa Capital, Campo Grande, ficou no topo da lista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), junto com Cuiabá (MT) e Itatiaia (RJ) que registraram apenas 14% de umidade.

O índice adequado de umidade do ar, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), varia entre 50% e 80%. Quando o nível fica abaixo de 30%, os riscos à saúde aumentam, causando desconforto físico ou mesmo desencadeando doenças respiratórias.

Uma das principais características do mês de agosto é justamente o tempo seco e a escassez de chuva. Mas os primeiros dias do mês também têm contado com a atuação de uma massa de ar seco que favorece o tempo estável.

“Devido a atuação desta massa de ar, houve registros de valores extremos de UR [umidade relativa] abaixo de 35% no Estado”, explica a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Valesca Fernandes.

Com relação a chuva que pode melhorar a qualidade do ar, a meteorologista explica que para o início da segunda quinzena deste mês há uma tendência de chuvas para o Estado.

Manter uma rotina de alimentação balanceada, sono regular e a prática de atividade física regular estão na lista de cuidados básicos que auxiliam na imunidade, segundo o médico pneumologista, Henrique Brito.

“O pilar principal é a hidratação do corpo, tomando bastante água e também melhorando a qualidade do ar nos ambientes”. Para os praticantes de atividade física, o médico faz algumas observações. “A atividade física tem o potencial de melhorar a imunidade. No tempo seco a respiração fica mais pesada e dificulta um pouco. Mas é importante ter sempre a garrafinha com água por perto, evitar os períodos em que o ar está mais seco, e fazer em um ambiente seguro para a questão de biossegurança da Covid”.

Para aliviar o desconforto provocado pela baixa qualidade do ar, as recomendações ainda incluem lavar as narinas com soro fisiológico ou com formulações prontas encontradas em farmácias e procurar manter os ambientes residenciais arejados e com circulação de ar, mesmo em dias frios. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.