Publicado em 30/06/2022 às 08:30, Atualizado em 30/06/2022 às 12:36

Agraer participa de Dia de Campo sobre sistema de semeadura direta em Nova Andradina

Assessoria de Comunicação, Agraer-MS
Cb image default
Imagens: Agraer Nova Andradina

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) foi uma das organizadoras do 1º Dia de Campo com o tema “Sistema de semeadura direta em foco: A extensão universitária como promotora da difusão do sistema de semeadura direta", realizado neste mês de junho em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Nova Andradina e com o apoio do Sicredi e do Sindicato Rural local, no Parque de Exposições Henrique Martins.

A iniciativa foi executada pelos acadêmicos do 9º semestre do curso de Agronomia sob orientação dos professores doutores Gutierres Nelson Silva e Wagner Henrique Moreira e teve como objetivo apresentar diferentes formas de manejo e alternativas de cultivo para os produtores da região do Vale do Ivinhema e contando com a presença de aproximadamente 40 produtores de assentamentos de Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu, Angélica e Bataguassu.

“O evento possibilitou exercer a parceria com o IFMS e trazer aos agricultores familiares novas informações e tecnologias que podem ser aplicadas no dia a dia em suas propriedades”, destacou Sandro Henrique Polloni, coordenador regional da Agraer em Nova Andradina.

A técnica da semeadura direta em diferentes cultivares, apresentada aos produtores presentes, permitiu demonstrar como o depósito de diferentes sementes no solo pode auxiliar no manejo dos solos, no uso de plantas de cobertura, na diminuição de plantas daninhas e na quebra de ciclo de pragas e doenças.

O professor Gutierres Nelson Silva celebrou a parceria com a Agraer, que viabilizou proximidade com os produtores rurais da região. “A Agraer é uma ponte para nós, de contato com os produtores nos assentamentos e ajudou a difundir o nosso Dia de Campo”, afirmou o docente.

Além dos produtores rurais, também estiveram presentes na ação, os coordenadores municipais dos escritórios da Agraer, Rodrigo Zanoni (Nova Andradina), Jonny Hebert M. Marques (Taquarussu), Ronaldo Dias Pereira (Batayporã) e Mirian Carla B. Brito (Anaurilândia).