Buscar

“Além do autoexame e dos diagnósticos clínicos, o autocuidado é um importante fator de prevenção do câncer de mama”, afirma psicóloga Vanessa Leite

Cb image default
Kathusca Tathiane Silva Rodrigues, uma vencedora da luta contra o câncer, e a psicóloga Vanessa Leite durante entrevista realizada para o site Nova News sobre o tema do autocuidado - Imagem: Acácio Gomes 

O Outubro Rosa já passou, mas é importante destacar que o cuidado com a saúde das mulheres, especialmente em relação ao câncer de mama, deve ser algo constante e não uma preocupação limitada apenas a um mês do ano e, nesta linha, a psicóloga Vanessa Leite (CRP 14/05338-2), que atua em Nova Andradina, defende que, além do autoexame e dos diagnósticos clínicos, que são fundamentais, o autocuidado é um importante fator de prevenção.

A profissional explica que autocuidado é o conjunto de atitudes (físicas, mentais, emocionais e sociais) que visam o próprio bem-estar e qualidade de vida. Ela ainda ressalta a importância sobre desconstruir a ideia que ele está apenas vinculado a rotina de cuidados estéticos e traz um olhar direcionado para a saúde da mulher em todos os aspectos.

Na avaliação dela, as campanhas com o olhar voltado para a saúde feminina, como o Outubro Rosa, são relevantes, mas infelizmente, as mulheres estão adoecendo cada vez mais.

Cb image default
Vanessa Leite defende a importância do autocuidado na prevenção de doenças e na busca do bem-estar - Imagem: Acácio Gomes

“Além do autoexame e os exames preventivos, que são fundamentais, a prevenção do câncer de mama e de outras doenças começa com o autocuidado diário. As mulheres estão cada vez mais cansadas, exaustas, distraídas de si mesmas, e sem tempo para cuidar das suas principais necessidades básicas, como uma boa alimentação, sono adequado e a prática de exercícios físicos. Eu tenho certeza que muitas mulheres, em algum momento da vida, já se fizeram a seguinte pergunta: por que não consigo cuidar de mim?”, pontua Vanessa.

Criadora da marca registrada “Quem cuida de mim sou eu!”, a psicóloga afirma que a iniciativa visa exatamente o despertar das mulheres para a importância do autocuidado.

“Quem cuida de mim sou eu!” é o nome do meu método de atendimentos, desenvolvido para mulheres que encontram dificuldades para manter um peso saudável e uma boa autoestima.

“Como o sobrepeso é um fator relevante no desenvolvimento das doenças em geral e por sempre acreditar no poder do autocuidado, surgiu esse desejo de ajudar o máximo de mulheres que buscam emagrecer através do autoconhecimento e consciência alimentar, sem perder o prazer de comer”, explica ela ao destacar que é importante frisar que a relação com a comida e os doces é apenas um reflexo do nosso mundo interno.

Cb image default
Marca desenvolvida pela psicóloga visa trabalhar a questão do autocuidado como ferramenta para uma vida com mais leveza - Imagem: Ionda 

“Vocês não imaginam a minha alegria quando vejo uma mulher usando a minha marca. O meu coração se enche de felicidade porque sei que a maioria delas não consegue se cuidar com facilidade, afinal, muitas mulheres não tiveram esse privilégio e muito menos escolha”, afirma Vanessa, ao pontuar que, infelizmente, somente após adoecerem, é que muitas mulheres se dão conta de que o autocuidado é fundamental para a prevenção.

“Diante dessa triste realidade, eu me comprometi com a mudança de vida de mulheres que desejam viver de forma mais leve, resgatando o poder de se cuidar, e fortalecendo sua autoestima”, revela a psicóloga.

Exemplo de superação

Em Nova Andradina, um exemplo de superação com relação ao câncer de mama é o de Kathusca Tathiane Silva Rodrigues, de 37 anos, que também defende o autocuidado como importante instrumento de prevenção.

Formada em administração, ela trabalhou por 15 anos no ramo de estética, convivendo e embelezando mulheres, sempre esteve com seus exames em dia, fator esse que a fez descobrir precocemente o diagnóstico de um câncer de mama em dezembro de 2021.

"A princípio foi um choque, quando recebi a notícia, perdi o chão, mas nunca a fé! Busquei orientação e ajuda, tive um diagnóstico precoce e fui orientada sobre as chances de cura serem maiores nesses casos! Passei por cirurgia, quimioterapias e, neste mês de dezembro de 2022, toquei o sino, encerrando mais este ciclo, de uma das etapas do tratamento! Agradeço a força da minha família, amigos e todos que abraçaram essa causa comigo! E você mulher que estiver passando por isso também tenha fé! Vai passar!”, diz Kathusca.

Cb image default
Kathusca conta um pouco da sua história e da luta contra o câncer que a pegou de surpresa em dezembro de 2021 - Imagem: Acácio Gomes

Ela aproveita a oportunidade para pedir que as mulheres se cuidem. “Tire um tempo para você! Precisamos estar bem para darmos apoio àqueles que amamos”, pontua.

“Essa doença não escolhe raça, cor ou classe social, e existem vários fatores, como predisposição genética, hormônios e hábitos que podem desencadeá-la. O mais importante é estarmos sempre atentas aos sinais que o nosso corpo dá, e procurar ajuda o mais rápido possível", aconselha.

Kathusca, como alguém que esteve no meio da tempestade, hoje tem um olhar especial para o autocuidado. “Minha mensagem para as mulheres é que elas se cuidem e que façam os exames preventivos regularmente, pois sabemos que quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura são muito grandes”, pontua.

“A mulher, muitas vezes, é aquela que cuida de todos, que se preocupa com os filhos, com o marido, com a casa, com o trabalho, enfim, que se dedica para que as pessoas amadas se sintam bem, mas que, em muitos casos, acaba deixando os cuidados com ela mesma de lado e precisamos mudar essa cultura. A mulher precisa se valorizar, se amar mais e tirar sempre um tempo para o autocuidado”, aconselha Kathusca.

Cb image default
No dia 08/12/2022, ela realizou a última das 16 sessões de quimioterapia. “O caminho é longo e cheio de etapas, creio que Deus estará em todas elas como esteve até aqui” - Imagem: Arquivo Pessoal

Dados nacionais

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres.

Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Com relação ao câncer de colo de útero, ele é o terceiro tipo mais incidente entre mulheres. Para o ano de 2023 foram estimados 17.010 casos novos, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres.

Alguns dados de Nova Andradina

Conforme dados obtidos junto ao Hospital de Amor de Nova Andradina, em 2021 foram diagnosticados 109 casos de câncer de mama e 27 de colo de útero.

Neste ano de 2022, até outubro, os diagnósticos de câncer de mama estavam em 46 e os de colo de útero em 14.

Com relação às coletas de preventivos nas unidades pertencentes à Secretaria de Saúde de Nova Andradina, foi apurado que elas variam de 150 a 200 por mês, sendo que, no mês de outubro, devido às campanhas e mobilizações, o número sempre aumenta. Em outubro de 2021 foram 589 exames e, em outubro de 2022 foram mais de 460 coletas.

Cb image default
Vanessa afirma que admira a coragem e a força de Kathusca ao compartilhar sua história de superação para incentivar outras mulheres - Imagem: Acácio Gomes

Mensagem de Vanessa Leite

“O ano está acabando e você está cuidando de você como cuida dos outros? O autocuidado é a essência do amor próprio e por isso ele precisa ser considerado como uma necessidade e não um luxo. A decisão de se cuidar é exclusivamente sua, afinal, quem se ama, se cuida!”.

Saiba mais

Para conhecer o trabalho da psicóloga Vanessa Leite, em especial, o método “Quem cuida de mim sou eu!”, as pessoas interessadas podem entrar em contato pelo WhatsApp (67) 9 9835-1525 e seguir o perfil @vanessaleite_p no Instagram.

Cb image default
Duas amigas e um propósito: conscientizar o máximo de mulheres sobre a importância do amor próprio através do autocuidado - Imagem: Acácio Gomes   

Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista no Instagram e saiba mais.

PUBLICIDADE

Cb image default
Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.