Buscar

Carlo Acutis: Jovem beatificado pela Igreja Católica tem fortes ligações com o Brasil e com Mato Grosso do Sul

Você sabe quem é Carlo Acutis? Ele é assunto do momento!

Cb image default
Imagens de Carlo Acutis em vida e do corpo do beato: Reprodução / Internet

Você sabe quem é Carlo Acutis? Ele é assunto do momento! Um jovem de 15 anos que foi beatificado pela Igreja Católica neste sábado, dia 10 de outubro de 2020, em Assis, na Itália e que possui fortes ligações com o Brasil e com Mato Grosso do Sul. Além disso ele é o primeiro “influencer” a ser beatificado, pois usava a internet e as redes sociais para evangelizar, sendo considerado, desta forma o “Padroeiro da Internet” e também “O Beato da Juventude”.

Carlo Acutis nasceu em Londres, na Inglaterra, em 1992, mas foi criado na Itália e, desde pequeno manifestou grande amor pela Eucaristia e por Nossa Senhora. Ao crescer, ele, por vontade própria, usava os recursos tecnológicos disponíveis na época para evangelizar, através de vídeos postados na internet e até mesmo de um site desenvolvido para esta finalidade.

Além disso ele, embora fosse de uma família rica, não se apegava aos bens materiais, mas atuava fortemente em obras de caridade, muitas vezes doando objetos pessoais e até suas refeições para os mais necessitados, como mendigos e moradores de rua.

Tão apaixonado que era pela Eucaristia, trabalhou por anos na produção de uma pesquisa sobre diversos milagres eucarísticos ocorridos ao redor mundo, coletando relatos, imagens e documentos sobre tais fatos e catalogando suas descobertas para que o público pudesse conhecer mais de perto a presença real de Jesus na Hóstia Consagrada, tudo isso divulgado por meio de seu site (http://www.miracolieucaristici.org/pr/Liste/list.html).

Ligações com o Brasil e com Mato Grosso do Sul

Como sabemos, o dia comemorativo de um santo ou beato não é a data do seu nascimento, mas sim, de sua morte. Como Carlo Acutis morreu, aos 15 anos, em 12 de outubro de 2006, mesma data em que se celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, esta é a primeira grande ligação do beato com nosso país.

O segundo ponto que chama a atenção é que a igreja, na Itália, onde está o corpo de Carlo Acutis é cuidada por um grupo de religiosos brasileiros.

E a terceira e mais impressionante ligação com o Brasil e, de forma especial com Mato Grosso do Sul, é um milagre atribuído à intercessão de Carlo Acutis, que consistiu na cura de uma criança moradora de Campo Grande (MS), milagre esse reconhecido pelo Vaticano e que foi essencial para o avanço do processo de beatificação.

O garoto, que sofria de uma doença rara que fazia com que ele vomitasse tudo o que comia e que não via mais esperança na medicina, sendo desenganado pelos médicos, participou com avô de uma missa na qual foi ministrada uma bênção especial com uma relíquia de Carlo Acutis.

A criança pediu para ser curada e, ao tocar na relíquia, a doença simplesmente desapareceu e, naquela mesma noite, pode se alimentar normalmente. Exames realizados posteriormente comprovaram o milagre, pois a cura se deu de forma sobrenatural, sem interferência humana, seja por medicamentos, cirurgia ou outros procedimentos.

Neste sábado, dia 10 de outubro de 2020, em Assis na Itália, ocorreu, como já informado, a Missa de Beatificação de Carlo Acutis, que está, portanto, a um passo de ser canonizado, ou seja, declarado oficialmente santo pela Igreja Católica, embora como beato ele já possa ser venerado.

Que lições podemos tirar disso?

Primeira - Um chamado à santidade para o mundo inteiro, principalmente aos jovens e, de forma especial a todo o povo brasileiro.

Segunda - Ser santo não é algo inatingível ou um dom disponível apenas para aqueles que viveram séculos atrás, mas a santidade é um dom de Deus ao alcance de todos que aceitem renunciar ao pecado para se apegar à graça, isso em todos os tempos.

Terceira – Um chamado para amarmos mais a Eucaristia e sempre confiarmos na presença real de Jesus na Hóstia Consagrada e no Sacrário.

Quarta – Amarmos mais Nossa Senhora e nos dedicarmos mais a conhecer as vidas dos santos que são exemplos para nós.

Quinta – Usarmos e internet, as redes sociais e os meios de comunicação em geral para divulgamos a fé católica e, desta forma, evangelizarmos através dos meios de comunicação.

Santo moderno

Já beatificado e a um passo de ser canonizado, Carlo Acutis é o primeiro beato e será o primeiro santo a usar camiseta, calça jeans, tênis e um computador, algo surpreendente e maravilhoso: O “influencer” de Jesus! Saiba mais sobre Carlo Acutis em: https://www.youtube.com/watch?v=5G_Y5yeHs7o. Carlo Acutis – Rogai por nós! (*Acácio Gomes, jornalista 1500/MS, radialista, cristão, católico, de Batayporã - Mato Grosso do Sul - Brasil).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.