Buscar

Chega a Mato Grosso do Sul uma das escadas de combate a incêndio mais modernas do mundo

Veículo com escada de 60 metros de combate a incêndio já está na Capital

Cb image default
Imagem: Chico Ribeiro

Adquirido de uma empresa alemã para substituir a autoescada mecânica de 1970, o caminhão dos bombeiros equipado com uma escada de 60 metros de altura chegou a Capital de Mato Grosso do Sul. O veículo antigo estava sem condições de uso desde 2015.

Com o dobro da altura da escada anterior, a nova autoescada é a segunda maior do mundo e a maior da época em que o processo de compra internacional teve início, em 2018.

A nova autoescada mecânica de 1,5 milhão de euros foi adquirida por determinação do governador Reinaldo Azambuja, atendendo uma solicitação antiga da corporação.

“Era uma reivindicação antiga, feita para governos anteriores. É uma aquisição importante para Campo Grande porque é um equipamento que vai reforçar a capacidade de salvamento e combate a incêndio em alturas elevadas. Estamos melhorando a nossa capacidade de salvamento”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Joilson do Amaral.

Imagens: Chico Ribeiro

Além da compra internacional ser mais demorada, a vinda do equipamento sofreu atraso por causa da neve na Alemanha. Ela foi trazida de navio ao Brasil. A fabricante é a empresa alemã Magirus, a mesma do antigo veículo.

Dez bombeiros serão capacitados pelo fabricante para operar a escada e outros cinco para fazer a manutenção do equipamento. A autoescada mecânica deve entrar em funcionamento ainda neste mês.

Para o combate a incêndios, ela opera em conjunto com outro caminhão, com capacidade de 1.000 galões de água. Dois veículos com essa capacidade também foram adquiridos.   

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.